MAIS LIDAS
VER TODOS

reforma

Paróquia Santíssima Trindade passa por transformação; veja

Igreja de Arapongas foi totalmente restaurada, ganhando novo altar, capelas devocionais, piso e outras melhorias

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2022, 20:41:07 Editado em 27.05.2022, 20:41:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova igreja. Assim pode ser classificada a reforma da Paróquia Santíssima Trindade – Santuário Divino Pai Eterno, na Vila Triângulo, em Arapongas. As obras serão inauguradas no próximo dia 10 de junho, às 19 horas, quando o bispo Dom Carlos José de Oliveira, de Apucarana, fará a “dedicação” do templo, como é chamada a cerimônia de consagração de novas instalações religiosas.

continua após publicidade

O padre João Ozório de Oliveira afirma que a igreja "foi transformada”. “Restaram do antigo templo, na verdade, apenas as paredes e os bancos de madeira, mas até estes foram revitalizados”, explica.

Quem conheceu a antiga igreja vai se surpreender com as mudanças. Seis capelas devocionais foram construídas na entrada, nas laterais e junto ao altar: Divino Pai Eterno, Virgem Maria, Batismo, Santíssimo Sacramento, Crucificado e Confissões.

continua após publicidade

Outra novidade está no altar. Um painel retratando a Revelação da Santíssima Trindade foi elaborado pelo artista sacro Leonardo Gouveia, de Curitiba. No piso, que foi totalmente trocado, outra simbologia. Três riscos percorrem desde a entrada até o altar.

“Esses riscos no chão significam o Deus uno que se revela ao mundo: Pai, Filho e Espírito Santo. Um risco do altar que se faz três e três da rua para o altar que se fazem um”, explica o padre, que atua há dez anos no local, quando substituiu o padre e ex-prefeito Antônio José Beffa, que morreu em 2020, e foi um dos responsáveis pela transformação da igreja em santuário.

Além do piso, o forro foi artisticamente reconstruído e a iluminação foi renovada, assim como todo sistema elétrico. A igreja também pensou na questão tecnológica. Seis câmeras foram instaladas para as transmissões das celebrações pela internet, além de um sistema de som de ponta.

continua após publicidade

Novas sacristias foram construídas. Outra atração são doze vitrais bizantinos instalados. A parte externa passou por uma nova pintura. Novas cruzes foram colocadas e as torres ganharam iluminação. O padre prefere não dizer o valor investido na reforma, mas observa que foi um montante considerável. Ele explica que o dinheiro veio de voluntários e empresários.

“A igreja passou, na verdade, por uma transformação profunda, trazendo para Arapongas a beleza da arquitetura e da arte sacra. É uma grande conquista para a comunidade e para Arapongas. Deus também nos fala através da beleza e da arte. Costumo dizer que a casa tem que ser do jeito do dono e Deus é belo. A beleza de Deus precisa então estar estampada em todo templo e é isso que procuramos fazer na Paróquia Santíssima Trindade”, completa o padre.

ASSISTA:

continua após publicidade

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Paróquia Santíssima Trindade passa por transformação; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!