MAIS LIDAS
VER TODOS

segurança

Parceria com a Rumo deve reduzir número de acidentes em Arapongas

Empresa irá realizar até o final deste ano a instalação de equipamentos que fazem parte do projeto PN Sensoreada

Da Redação

·
O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos
Icone Camera Foto por Prefeitura de Arapongas
O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2022, 21:28:27 Editado em 16.11.2022, 21:28:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Rumo irá realizar até o final deste ano a instalação de equipamentos que fazem parte do projeto PN Sensoreada, desenvolvido como parte das iniciativas da concessionária em parceria com os municípios e o Detran-PR em prol de um trânsito mais seguro.

continua após publicidade

O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos. Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, em Arapongas o sistema deverá ser instalado no entroncamento das ruas Patativa, Condor e Drongo, na Rua Abelheiro e na Avenida Arapongas, proximidades da Estação Cultural Milene. “Nesses três pontos ocorrem 56% dos acidentes envolvendo a ferrovia. Nós acreditamos que essa parceria com a Rumo vai representar uma grande conquista para o município em termos de segurança”, salienta Argati.

-LEIA MAIS: Arapongas: Pagamento do REFIS 2022 pode ser efetuado até 30/11

continua após publicidade

A iniciativa consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. Já existem dois protótipos em funcionamento nas cidades de Curitiba e Jandaia do Sul.

O projeto, ainda em fase de testes, tem como objetivo avaliar a diminuição de abalroamentos nas cidades que têm passagens em nível consideradas críticas. A partir dos resultados positivos, a concessionária irá repassar o projeto para que as prefeituras e órgãos de trânsito avaliem a possibilidade de implementação da tecnologia em outras localidades e utilizem como instrumento de fiscalização.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Parceria com a Rumo deve reduzir número de acidentes em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!