Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
SEGURANÇA

Parceria com a Rumo deve reduzir número de acidentes em Arapongas

Empresa irá realizar até o final deste ano a instalação de equipamentos que fazem parte do projeto PN Sensoreada

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Parceria com a Rumo deve reduzir número de acidentes em Arapongas
Autor O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos - Foto: Prefeitura de Arapongas

Em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Rumo irá realizar até o final deste ano a instalação de equipamentos que fazem parte do projeto PN Sensoreada, desenvolvido como parte das iniciativas da concessionária em parceria com os municípios e o Detran-PR em prol de um trânsito mais seguro.

O projeto beneficia outros municípios da região, somando, no total, 15 cruzamentos. Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, em Arapongas o sistema deverá ser instalado no entroncamento das ruas Patativa, Condor e Drongo, na Rua Abelheiro e na Avenida Arapongas, proximidades da Estação Cultural Milene. “Nesses três pontos ocorrem 56% dos acidentes envolvendo a ferrovia. Nós acreditamos que essa parceria com a Rumo vai representar uma grande conquista para o município em termos de segurança”, salienta Argati.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Arapongas: Pagamento do REFIS 2022 pode ser efetuado até 30/11

A iniciativa consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. Já existem dois protótipos em funcionamento nas cidades de Curitiba e Jandaia do Sul.

O projeto, ainda em fase de testes, tem como objetivo avaliar a diminuição de abalroamentos nas cidades que têm passagens em nível consideradas críticas. A partir dos resultados positivos, a concessionária irá repassar o projeto para que as prefeituras e órgãos de trânsito avaliem a possibilidade de implementação da tecnologia em outras localidades e utilizem como instrumento de fiscalização.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline