MAIS LIDAS
VER TODOS

Trânsito

Número de notificações de trânsito cai 80% em Arapongas

Segundo prefeitura, números de notificações caíram após uma alta nas primeiras semanas de implantação de novo mecanismo de segurança no trânsito

Da Redação

·
Números de multas vem caindo muitos nas últimas semanas em Arapongas, diz prefeitura
Icone Camera Foto por Reprodução/Prefeitura de Arapongas
Números de multas vem caindo muitos nas últimas semanas em Arapongas, diz prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2023, 11:03:01 Editado em 28.12.2023, 13:31:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O novo mecanismo de segurança para o trânsito, implantado no mês de outubro em Arapongas por iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), começou causando polêmica. Mesmo o início do funcionamento sendo precedido de uma campanha através dos meios de comunicação, redes sociais e com panfletagem de rua e em pontos estratégicos, através da Guarda Municipal (GM) e alunos das escolas cívicos militares, entre outros colaboradores, o número de notificações foi alto nas primeiras semanas, causando muitas reclamações.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Prefeitura recupera trecho entre as Três Ilhas e Estrada da Aliança

A boa notícia é que desde então o índice de notificações vem caindo de forma impressionante. “Hoje aquele número inicial já caiu 80% e, pela experiência verificada em outros municípios que implantaram o mesmo sistema, vai cair ainda mais, tornando o trânsito mais humano e seguro”, afirma o secretário Municipal de Segurança, Paulo Argati.

continua após publicidade

O novo sistema é compreendido por câmeras de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações, como por exemplo o avanço do sinal vermelho ou paradas sobre a faixa de contenção e faixa de pedestres. Além disso, detecta também carros com registros de furto ou roubo – gerando um alerta nas centrais de Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. “Já tivemos inclusive a identificação de veículo com histórico de roubo que foi identificado depois de cruzar uma dessas câmeras, o que mostra a importância do sistema não só na proteção da vida, mas também do patrimônio”, acrescenta Argati.

Ao todo, 17 equipamentos automáticos passaram a funcionar em pontos de alto fluxo de veículos. Cada um dos sensores conta com três câmeras (uma para registro de avanço de sinal que detecta pelo sensor quando o veículo ultrapassa a faixa, outra para monitoramento de veículos em situação de roubo ou furto e uma terceira com monitoramento 24h em todos os cruzamentos). Nos balanços anuais divulgados pelas forças municipais de segurança, os acidentes de trânsito, com atropelamentos, feridos e óbitos sempre tiveram destaque, uma realidade que a Sestran espera finalmente começar a mudar com o auxílio desses equipamentos.

“Como sempre, o que vale é a consciência do motorista. Infelizmente, muitas pessoas daqui quando vão para Londrina, Maringá, Curitiba e outras cidades se cuidam com a sinalização para não levar multa. Aqui elas acham que podem fazer o que quiser no trânsito, expondo sua vida e a vida dos outros a risco. Arapongas não é mais uma cidade de pequeno porte. Tem quase 130 mil habitantes e uma grande frota de veículos e motocicletas em movimento permanente”, acrescenta o secretário.

continua após publicidade

VOCÊ SABIA?

Conforme estabelecido pelo art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro, avançar a linha de retenção com o sinal no vermelho já passa a ser considerado avanço de sinal. Infração: Gravíssima/ Pontuação: 7 pontos/ Multa: R$ 293, 47.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Número de notificações de trânsito cai 80% em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!