MAIS LIDAS
VER TODOS

FISCALIZAÇÃO AUTOMÁTICA

Novas câmeras flagram motoristas que 'furam' sinal em Arapongas

Prefeitura implanta novo sistema nos semáforos; mecanismo também detecta paradas sobre faixa de pedestres e identifica placas de carros furtados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2023, 17:38:13 Editado em 26.10.2023, 17:40:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Arapongas, no Norte do Paraná, passou a contar com um novo mecanismo de segurança para o trânsito, implantado por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran). Trata-se de câmeras de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações, como por exemplo, o avanço do sinal vermelho ou paradas sobre a faixa de contenção e faixa de pedestres. Além disso, detecta também carros com registros de furto ou roubo – gerando um alerta nas centrais de Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: "Ladrão do Uno verde": vídeo flagra 2º furto do mesmo modelo e cor

O objetivo é trazer mais segurança aos motoristas e pedestres. Ao todo, 17 equipamentos automáticos passaram a funcionar desde a última semana, em pontos de alto fluxo de veículos – entre vias da área central e demais bairros. Cada um dos sensores conta com três câmeras (uma para registro de avanço de sinal que detecta pelo sensor quando o veículo ultrapassa a faixa, outra para monitoramento de veículos em situação de roubo ou furto e uma terceira com monitoramento 24h em todos os cruzamentos).

continua após publicidade

Conforme o secretário da pasta, Paulo Argati, a medida busca evitar acidentes no trânsito e diminuir os abusos por parte de condutores. “Em poucos dias de implantação do novo sistema já foram registradas inúmeras infrações. Nota-se que alguns motoristas não respeitam a sinalização, avançando sobre a faixa de pedestres ainda com o sinal fechado. Os avanços indevidos para a faixa de pedestres e também sobre a faixa de retenção – sinalização complementar ao semáforo, já configuram infrações. Por isso, todo atenção e respeito às leis de trânsito são essências”, enfatiza.

AÇÃO

Ainda conforme a Sestran, um intenso trabalho de orientação deve ser feito por meio da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), com a entrega de panfletos diretamente aos motoristas, ações pelas redes sociais e outras atividades. “Estamos ampliando a fiscalização no trânsito, mas também levando orientações aos condutores. São regras básicas e que devem ser respeitadas, zelando por um trânsito seguro, diminuindo atropelamentos, mortes e acidentes no trânsito”, diz Argati.

continua após publicidade

VOCÊ SABIA?

Conforme estabelecido pelo art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro, avançar a linha de retenção com o sinal no vermelho já passa a ser considerado avanço de sinal. Infração: Gravíssima/ Pontuação: 7 pontos/ Multa: R$ 293, 47.

Novas câmeras flagram motoristas que 'furam' sinal em Arapongas
Icone Camera Foto por Divulgação

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Novas câmeras flagram motoristas que 'furam' sinal em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!