Arapongas

Mutirão realiza 310 exames para Covid-19 em Arapongas

Da Redação ·

No último sábado (11), equipes da Secretaria Municipal de Saúde, entre elas, do setor de Epidemiologia realizaram o mutirão de testagem para a Covid-19. Foram atendidos ao todo 310 pessoas, sendo que 273 passaram pelo exame RT-PCR (cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe) e 37 testes rápidos. Conforme o secretário de Saúde, o objetivo foi diminuir a fila de espera.

continua após publicidade

“Antes desse mutirão, tínhamos cerca de 400 pessoas agendadas para os exames. Conseguimos baixar essa listagem de maneira significativa. Nesta semana, seguimos com os agendamentos e atendimentos normais. E já temos a agenda preenchida com cerca de 200 pessoas”, afirma Paludetto Jr. Ele reafirma que existe uma tendência na evolução de casos, também nas cidades de médio porte. E que a testagem em grande escala se faz importante. Caso haja acúmulo de pacientes para fila de testagem, um novo mutirão será realizado.

No último boletim da Covid-19, divulgado ontem, 12, Arapongas registra 537 casos confirmados; 251 doentes; 273 curados; 429 em casos em investigação; 5.283 negativos e 13 óbitos.