MAIS LIDAS
VER TODOS

MAHRA

Museu de Arapongas é desativado enquanto aguarda novo local

Acervo está guardado em uma sala no prédio do antigo Sesi; nova sede ainda não foi definida

Da Redação

·
Museu funcionava no antigo Paço Municipal
Icone Camera Foto por Arquivo/Tribuna do Norte
Museu funcionava no antigo Paço Municipal
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2022, 17:42:17 Editado em 13.10.2022, 17:42:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Museu de Arte e História de Arapongas (Mahra), no norte do Paraná, foi desativado por tempo indeterminado enquanto aguarda uma nova sede. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (13) pela gerência da instituição. Enquanto o novo local não é definido, o acervo do museu permanece guardado no prédio do antigo Sesi.

continua após publicidade

Embora tenha sido oficialmente desativado no fim de setembro, o Mahra já não recebe visitação da população desde maio deste ano. Gerente da instituição, a historiadora Camila Ribeiro conta que o antigo Paço Municipal, local onde funcionava o museu, foi desocupado para abrigar a Secretaria Municipal de Educação.

LEIA MAIS: Educação de Arapongas realiza palestra sobre dislexia; saiba mais

continua após publicidade

“Nesse ano o museu quase não ficou aberto. Começamos a embalar o acevo em fevereiro e no final de junho começamos a levar para o antigo Sesi”, comenta.

De acordo com ela, não há data para reativar o museu uma vez que a Secretaria Municipal da Cultura não deu prazo e nem confirmou o local que vai abrigar a instituição. A princípio, segundo a gerente, o local escolhido seria um prédio histórico ao lado da estação ferroviária, no entanto, nada foi oficialmente definido.

A desativação do Mahra, anunciada em 28 de setembro por meio de uma publicação na página oficial da instituição no Facebook, gerou repercussão. “Desculpem-me, mas museu é o tipo de coisa que não se fecha, mesmo que esteja aguardando a administração providenciar uma nova sede, como alegam. Fechar um museu, ainda que temporariamente, é fechar os olhos não só para a História, mas também para o nosso desenvolvimento. Espero que, de fato, seja arrumado um novo espaço, embora saibamos bem que se depender da administração pública nem sempre acontece na velocidade que o assunto merece. Enfim, uma péssima notícia para a cidade que está prestes a comemorar 75 anos”, escreveu um internauta.

continua após publicidade

ACERVO DIGITAL PERDIDO

A mudança do acervo para outro local teve duras consequências para a história do município: a perda de todo o acervo digital.

A historiadora conta que o notebook - com todos os arquivos digitalizados e a catalogação dos objetos doados ao museu – foi furtado há aproximadamente um mês. De acordo com ela, o equipamento estava guardado no escritório do Cine Mauá, para onde os quatro funcionários do Mahra foram remanejados.

continua após publicidade

Continuei atendendo alunos com horário marcado no escritório do Cine Mauá. Na sexta-feira trabalhei normalmente e guardei o notebook. Quando retornei na segunda não estava mais lá. Esse furto ocorreu no mesmo fim de semana em que aconteceu o concurso de Miss Arapongas”

- Camila Ribeiro, gerente do Mahra,
continua após publicidade

“Perdemos todas as fotografias digitalizadas, vídeos de pioneiros, vídeos de exposições. Foram seis anos de trabalho perdidos naquela noite”, lamenta.

A historiadora planeja fazer uma campanha para tentar recuperar as informações perdidas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Museu de Arapongas é desativado enquanto aguarda novo local"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!