MAIS LIDAS
VER TODOS

Feito no Paraná

Município de Arapongas é o maior produtor de móveis do país

O município de Arapongas, no Norte do Estado, tem cerca de 124 mil habitantes e encontra na indústria moveleira sua principal força. O segmento é o que mais emprega no município, fazendo da cidade a maior produtora de móveis do país.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2020, 09:21:57 Editado em 23.10.2020, 09:21:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O município de Arapongas, no Norte do Estado, tem cerca de 124 mil habitantes e encontra na indústria moveleira sua principal força. O segmento é o que mais emprega no município, fazendo da cidade a maior produtora de móveis do país.

continua após publicidade
Município de Arapongas é o maior produtor de móveis do país
Foto por Reprodução

De acordo com Irineu Munhoz, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), são cerca de 270 empresas do segmento no município e que juntas empregam cerca de 10 mil pessoas de forma direta.

continua após publicidade

“Os estados do Sul mais São Paulo produzem cerca de 80% de todos os móveis no Brasil. Mas Arapongas, individualmente, é o município que mais fabrica móveis no país. Isso faz com que a cidade seja a capital moveleira do Brasil”, afirma.

O segmento começou a se estruturar por volta da década de 1970, quando a região deixou de ser produtora de café. As primeiras empresas começaram a surgir e logo a vocação se espalhou pelo município e cidades do entorno.

Segundo Munhoz, além da facilidade de concentrar maior número de fornecedores, a proximidade das empresas moveleiras na região também permitiu a criação de um centro de tratamento de resíduos, o Cetec. "Chegamos a produzir 300 toneladas de resíduos de madeira por dia. Este resíduo é todo tratado e se transforma em energia. Trata-se do primeiro centro que nasceu de uma iniciativa de um sindicato e resolveu um grande problema ambiental”, diz.

continua após publicidade
Município de Arapongas é o maior produtor de móveis do país
Foto por Reprodução

Para ele, o programa Feito no Paraná cumpre um papel importante de valorização da indústria local. "A fabricação de móveis é uma vocação do Paraná e é muito importante que o paranaense saiba disso. Produzimos no Estado móveis sustentáveis, com uma qualidade fantástica e design apurado”, afirma.

DIFERENCIAL - Com fábrica em Sabáudia, a Movelim é uma empresa que produz móveis de alto padrão, para lojas de decoração. Com 19 anos no mercado e totalmente familiar, eles empregam cerca de 50 pessoas, além de terceirizarem parte de sua produção, gerando mais empregos indiretos.

continua após publicidade

Sonia Cristina Graçano Barros de Carvalho, diretora e designer da empresa, conta que a família foi aprendendo aos poucos as nuances do negócio. “Não tínhamos experiência com a produção de móveis. Fomos evoluindo, entendendo melhor o mercado e hoje temos vendas programados até o mês de janeiro e nem estamos mais aceitando pedidos para 2020”, conta.

A empresa fabrica diversos tipos de móveis, mas as mesas e as cadeiras são o carro-chefe. O diferencial da Movelim é a produção de móveis em madeira maciça, com destaque para o design. As peças fabricadas misturam couro, cordas naturais e tecidos em algodão, dando aos produtos singularidade e sofisticação.

continua após publicidade

Sonia conta que, com a pandemia, viu-se obrigada a parar a produção por um mês. “Mas a partir de junho o mercado começou a se recuperar e até inverteu completamente: enquanto as indústrias pararam de produzir, as pessoas começaram a comprar demais. Então estamos sentindo o impacto disso, com falta de matéria-prima, por exemplo”, explica.

No entanto, o fato de usar boa parte de produtos nacionais em seu processo fabril tem facilitado o trabalho da empresa em tempos de pandemia. “Muitos fornecedores optaram por exportar, já que o mercado interno parou repentinamente. Mas agora as coisas estão começando a voltar ao normal”, afirma.

Além de abastecer as principais lojas de decoração do Sul do país, a Movelim exporta para diferente países da América Latina e América do Norte.

GIGANTE - Outra empresa do segmento é a Caemmun. Fundada há 27 anos, emprega cerca de 500 pessoas, tem duas unidades fabris - uma em Arapongas e outra em Sabáudia - e exporta cerca de 25% de toda a sua produção para mais de 50 países.

Especializada em móveis seriados, a empresa figura entre as maiores do país no segmento e fornece seus produtos para todas grandes redes do país e também para algumas redes internacionais. Além da marca Caemmun, a fábrica produz a marca Líder Casa, com móveis de padrão superior.

De acordo com Munhoz, que faz parte do conselho de administração da empresa, além das fábricas, o grupo Caemmun tem um segmento agroflorestal, que fornece matéria-prima para a indústria. "Temos uma fazenda de produção de madeira, situada em Cândido de Abreu. Atuamos de várias formas para sustentar o negócio principal”, conta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Município de Arapongas é o maior produtor de móveis do país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!