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Mulher é presa durante Operação Interestadual Transformers

Após trabalho investigativo de mais de um ano, a Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Transforms. Trata-se de investigação que apurou a atuação de organização criminosa e de seus membros em fraudes consistentes n

Da Redação

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Mulher é presa durante Operação Interestadual Transformers
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Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2020, 09:33:14 Editado em 04.11.2020, 09:36:26
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Após trabalho investigativo de mais de um ano, a Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Transforms. Trata-se de investigação que apurou a atuação de organização criminosa e de seus membros em fraudes consistentes na instalação de 4º eixo em semirreboques, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada. Uma mulher foi presa em Arapongas.

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Conforma a Polícia Civil, a operação foi deflagrada pelo DEINTER 8-Presidente Prudente e Delegacia Seccional de Adamantina nos Estados de São Paulo e Paraná. Foram cumpridos sete mandados de prisões preventivas e 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais de investigados, com a participação de 113 policiais civis, sendo 93 operacionais e 20 Delegados de Polícia e 2 Promotores de Justiça.

Policiais civis cumpriram medidas cautelares de prisões, buscas e sequestros de bens em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha e Arapongas-PR.

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As investigações apontam que somente um dos líderes da ORCRIM faturou mais de R$ 50 milhões de reais. Os resultados serão apresentados ainda nesta quarta-feira (4). Em Arapongas participaram dois delegados, um promotor e policiais civis.

A Polícia Civil explicou que a legislação de trânsito proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados. Isto porque não há garantias da manutenção das condições de segurança do conjunto com o semirreboque modificado para 4 eixos, bem como não há garantias de que o patrimônio público (rodovias) não será danificado. Conforme Parecer Técnico do CONTRAN concluiu-se que em tal modificação existe também a possibilidade de acidentes.

Entretanto, durante a investigação restou demonstrado que tal alteração, apesar de ilegal, é realizada, sendo que os caminhões modificados passam por vistoria técnica em Instituição Técnica Licenciada acreditada no INMETRO, também envolvida na sofisticada engrenagem.

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Para emissão dos documentos relativos à inclusão do 4° eixo foram utilizados diversos artifícios criminosos pelos envolvidos, entre eles, a alegação da existência de patente que justificaria tal modificação, emissão de Autorização Prévia com descrição apenas de suspensão/inclusão ou exclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional, portanto sem qualquer menção a inclusão de 4º eixo, além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques.

Além disto, servidores públicos realizaram alterações nos sistemas informatizados para inclusão de tal configuração em desrespeito à legislação de trânsito e a orientações superiores.


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