MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Mortes por Covid: Agosto registra menor número em Arapongas

Para secretário de Saúde do município, avanço na vacinação é a principal causa do resultado.

Da Redação

·
Mortes por Covid: Agosto registra menor número em Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2021, 15:03:11 Editado em 01.09.2021, 15:03:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, Arapongas fechou o mês de agosto com seis óbitos por decorrência da Covid-19. Este é o menor número de mortes pela doença registrado na cidade este ano, conforme explica o secretário de Saúde Moacir Paludetto Júnior.

continua após publicidade

“Este foi o mês que menos pessoas vieram a óbito por Covid-19 desde o início deste ano. Não tenho dúvidas que este é o principal resultado que a vacinação tem demonstrado, porém, para evitarmos que a disseminação continue e mais vidas sejam perdidas, temos que manter os principais cuidados como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações e festas”, afirma o secretário.

Vacinação

continua após publicidade

Entre os dias 16 e 31 de agosto, o total de 6.472 pessoas receberam a 2ª dose das vacinas contra a Covid-19 em Arapongas; completando assim o esquema vacinal que garante a margem de eficácia de cada um dos imunizantes. No mesmo período, 2.131 pessoas receberam a 1ª dose. Arapongas abriu a vacinação para a faixa etária dos 18 anos no último dia 13 de agosto.

De acordo o secretário da pasta, o ritmo de vacinação tem seguido um caminho otimista. “ Após alcançar a faixa etária de 18 anos, desde o último dia 13, o município de Arapongas continua vacinando com a 1ª dose todas aquelas pessoas que ainda não se vacinaram. Os dados são bastante otimistas, uma vez que no mês de agosto, das 8.832 pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose apenas 257 estão atrasadas. Esse atraso representa apenas 2,9% do total e o planejamento para realizar a busca ativa destas pessoas em setembro já está sendo feito”, explica.

A estimativa de vacinação no município do público acima de 18 anos; é de 95.319 pessoas, destas, pouco mais de 31 mil já completaram o esquema vacinal (2ª dose ou dose única).

continua após publicidade

Mais de 60 mil doses deverão ser realizadas entre os meses de setembro e novembro para a conclusão do esquema vacinal em toda a população acima de 18 anos. “ É extremamente importante que as pessoas estejam atentas e compareçam para a segunda dose e fiquem de fato protegidas”, frisa Paludetto Jr.

Não há data definida para o início da vacinação das pessoas abaixo de 18 anos nas demais cidades do Paraná. Somente o município de Toledo – na região oeste, iniciou a vacinação de jovens e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, dentro de um estudo observacional da farmacêutica norte-americana Pfizer, que vai analisar como o Sars-CoV-2 se comporta em uma cidade de porte médio com toda a população imunizada, incluindo o público adolescente.

Reforço

continua após publicidade

Segundo o secretário, o Governo Federal já anunciou que a partir da segunda quinzena de setembro será dado o início às doses de reforço para todos aqueles acima de 70 anos que já completaram 6 meses após a vacinação da segunda dose ou dose única. Além de todos aqueles imunossuprimidos que já completaram 28 dias da segunda dose ou dose única.

Até esta quarta-feira, 01, Arapongas registrou o total de 88.405 pessoas vacinadas com a 1ª dose (D1), 27.772 receberam a segunda dose (D2) e outras 3.366 a dose única (DU).

Até o último boletim – de 31 de agosto, Arapongas registra 21.323 casos confirmados; 268 doentes; 20.497 curados; 122 casos em investigação; 55.126 descartados; 457 em isolamento e 558 óbitos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes por Covid: Agosto registra menor número em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!