MAIS LIDAS
VER TODOS

ARAPONGAS

Moradores de assentamento recebem títulos definitivos de propriedade

Foram beneficiadas 62 das 94 famílias assentadas no Dorcelina Folador, em Arapongas

Da Redação

·
A entrega dos títulos aconteceu na manhã do último dia 02
Icone Camera Foto por Prefeitura de Arapongas
A entrega dos títulos aconteceu na manhã do último dia 02
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2023, 18:01:06 Editado em 07.12.2023, 18:00:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um sonho de vários anos de famílias do Assentamento Dorcelina Folador acaba de se tornar realidade: a assinatura dos Títulos Definitivos (TD) de propriedade. Foram beneficiadas 62 das 94 famílias assentadas. As demais famílias, cujos documentos ainda estão em tramitação, deverão receber os títulos em outra etapa. O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas Nilton Bezerra Guedes, superintendente regional do Incra. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também comemorou. “Ficamos felizes com o desfecho, pois é um trabalho que demorou anos e que teve também a participação direta da Prefeitura de Arapongas”, afirmou Onofre. Ele não esteve presente, em função de compromissos assumidos previamente. A entrega dos títulos aconteceu na manhã do último dia 02.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Bazar da 'Melhor Idade' acontece nesta quinta-feira (7) em Arapongas

Vicky Vergara, diretora de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, destacou que o empenho pela emissão dos títulos já dura anos. “Esse trabalho se tornou mais intenso a partir de 2018. Foi firmado, inclusive, um Termo de Cooperação Técnica entre o Incra e a Prefeitura, que foi um passo imprescindível para se chegar agora à emissão dos títulos”, comenta Vicky. Em fevereiro de 2022, em evento no auditório da Prefeitura de Arapongas, com a presença também do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, foi feita a entrega de mapas memoriais descritivos, parte do processo para a regularização fundiária. O mapa trouxe exatamente qual é o limite da propriedade, com imagens georreferenciadas. Na época, o diretor de Gestão Territorial do IAT, Amílcar Cavalcante Cabral, disse que o trabalho realizado no assentamento representou investimento da ordem de R$ 300 mil. O prefeito Sérgio Onofre relembrou a luta das famílias de assentados desde a ocupação e o apoio que deu a elas desde os tempos em que era vereador, inclusive nas situações de enfrentamento. “Eu não conheço os demais assentamentos, mas o que posso falar é que aqui, no Dorcelina Folador, há pessoas de bem, há famílias de trabalhadores, de onde inclusive compramos parte dos alimentos que compõem a nossa merenda escolar”, destacou o prefeito.

continua após publicidade

Também na época, alguns assentados mostraram-se emocionados ao receber o documento. “Há muito tempo que eu estava esperando por isso. O sofrimento que eu tive pra chegar até esse momento não tem como explicar”, afirma Alcides Ramos. “Não tenho palavras. É só gratidão. Estou há 12 anos na propriedade e estamos juntos mais do que nunca”, relatou Iracema de Oliveira Bezerra, que cultiva cana, mandioca, milho e verduras.

No evento desse dia 02, também esteve presente Damasceno José Oliveira, da Direção Estadual do MST no Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Moradores de assentamento recebem títulos definitivos de propriedade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!