MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Mais de 12 mil araponguenses não completaram imunização

O secretário faz um apelo para a população que ainda não completou o ciclo de imunização, para que procurem os postos de vacinação da cidade e fiquem completamente protegidos

Da Redação

·
Mais de 12 mil araponguenses não completaram imunização
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2022, 10:50:45 Editado em 06.01.2022, 10:50:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar de manter um alto índice de imunização contra a covid-19, onde cerca de 80% da população vacinável já completou o ciclo com duas doses ou dose única, Arapongas ainda mantém uma procura baixa pela segunda dose. De acordo com a secretaria de Saúde do município, pelo menos 12.190 pessoas que já poderiam ter completado o ciclo da imunização, ainda não procuraram a segunda dose da vacina, o que representa 11,85% da população vacinável.

continua após publicidade

Segundo o secretário municipal de Saúde de Arapongas Moacir Paludetto Junior, são 4.893 pessoas que tomaram a AstraZeneca há pelo menos 56 dias e 7.297 pessoas que tomaram a Pfizer há pelo menos 21 dias, e já poderiam ter retornado aos locais de vacinação para receber a segunda dose e completar a imunização. “A gente tem capacidade de vacinar até 1.500 pessoas por dia, no entanto, temos vacinado de 700 a 800 pessoas/dia. A procura aumentou um pouco nesta última semana, por conta do aumento do número de casos em todo o estado e da nova variante Ômicron, que deixa a população com um pouco de medo, mas mesmo assim, estamos atendendo abaixo de nossa capacidade pela falta de procura”, disse o secretário.

Ele explica que o município já vacinou com duas doses ou dose única mais de 84 mil pessoas, o que representa 80% do total de mais de 105 mil pessoas da população vacinável da cidade. “Se esses mais de 11% que poderiam já ter recebido a segunda dose da vacina tivessem procurado os postos de imunização, hoje já teríamos ultrapassado a meta de 90% da população completamente vacinada, que é o que ainda esperamos atingir” detalha.

continua após publicidade

O secretário faz um apelo para a população que ainda não completou o ciclo de imunização, para que procurem os postos de vacinação da cidade e fiquem completamente protegidos.

“Pedimos para que a população se vacine, principalmente a segunda dose e a de reforço. A Ômicron já é considerada uma variante de transmissão comunitária no estado e claro, tem refletido já no número de casos. Apesar de termos um número baixo de óbitos e um percentual alto de vacinados, as pessoas só estão completamente protegidas com a segunda dose e em seguida, com a dose de reforço para manter a imunidade. Estar vacinado não quer dizer que não poderá ficar doente, mas, a vacina vai proteger do agravamento da doença, por isso é importante não deixar de vacinar, continuar utilizando máscara e fazendo a higienização das mãos, tudo isso é fundamental”, considerou Paludetto Junior.

A vacinação contra a Covid-19 em Arapongas acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, nos 18 Horas do Flamingos, do Petrópolis e do Palmares. Aos sábados e domingos, a vacina está disponível das 19h às 23h, no laboratório ao lado da UPA do Jardim Caravelli.

continua após publicidade

ATENDIMENTO

Os atendimentos por síndrome gripal mais que dobraram na cidade nas últimas semanas, segundo o secretário. Foi necessário colocar médicos extras nos atendimentos das UPAs e o tempo de espera dos pacientes aumentou, gerando reclamações. “A demanda é alta tanto no público adulto quando no público infantil. Nesse momento a influenza nos preocupa mais até que a covid por conta da demanda de atendimentos. Grande parte dos casos de sintomas de influenza estão sendo testados e a maioria tem dado negativo para a covid”, finalizou Paludetto Junior.

Por, Aline Andrade

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 12 mil araponguenses não completaram imunização"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!