MAIS LIDAS
VER TODOS

OPERAÇÃO CASA DE PAPEL

Justiça de Arapongas bloqueia bens de investigados

O bloqueio corresponde a 350 mil reais de sete réus investigados por fraudes a licitação pública.

Da Redação

·
Fórum da Comarca de Arapongas.
Icone Camera Foto por Reprodução
Fórum da Comarca de Arapongas.
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2021, 16:25:35 Editado em 12.08.2021, 16:26:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Arapongas determinou o bloqueio de bens em R$ 352.732,48 de sete réus investigados pelo Ministério Público do Paraná a partir da Operação Casa de Papel. O pedido atende requerimento apresentado em ação civil pública ajuizada pelo MPPR, por meio do núcleo de Londrina do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

continua após publicidade

A Operação Casa de Papel foi deflagrada em 2020 para apurar possível prática de diversos crimes contra a administração pública, sobretudo fraudes a licitação, dispensa indevida de licitação, falsidade ideológica e peculato. As investigações do Gepatria constataram a existência de uma organização criminosa que tinha o objetivo comum de obter, direta ou indiretamente, vantagem econômica mediante a prática de fraudes à licitação em diversos municípios paranaenses. Para isso, os réus contariam inclusive com “empresas de fachada ligadas por sócios com vínculos familiares e por laços de amizade ou compromisso de reciprocidade, criadas com o exclusivo fim de possibilitar a prática dos crimes”.

O fato que gerou a ação é a possível fraude em uma licitação de Arapongas, em 2013, cujo objeto era a prestação de serviços especializados de encaminhamento de documentos, ofícios, petições e requerimentos e de recepção e translado de servidores e autoridades municipais (que o MPPR considerou irregular e criado apenas para possibilitar o desvio de dinheiro público, já que essas atividades são inerentes ao funcionamento da administração pública, não se prestando a licitação).

continua após publicidade

Tendo em vista que, no caso específico da licitação de 2013, a possibilidade de aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade já prescreveu, o Ministério Público requer o ressarcimento integral dos danos causados ao erário, calculados em R$ 352.732,48.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça de Arapongas bloqueia bens de investigados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!