MAIS LIDAS
VER TODOS

Acidente com morte

Investigação aponta o que provocou queda de avião em Arapongas

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas por conta do acidente, ocorrido em junho de 2022 no Aeroporto Municipal de Arapongas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2024, 09:56:23 Editado em 17.01.2024, 09:56:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma investigação, concluída em setembro de 2023, apontou o que provocou a queda de um avião monomotor no Aeroporto Municipal de Arapongas, norte do Paraná, em junho de 2022. O instrutor de paraquedismo Luiz Carlos Vieira, de 51 anos, que pilotava o avião, morreu devido ao acidente.

continua após publicidade

A perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu que houve "uma inadequada aplicação dos comandos de voo" pelo homem que pilotava o avião de pequeno porte.

Além disso, conforme a Cenipa, Luiz Carlos não tinha habilitação de piloto.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Queda de avião em Arapongas deixa um morto e dois feridos; Vídeo

O filho de Vieira, de 18 anos, e outro homem que, de fato, é piloto estavam na aeronave quando a queda ocorreu. Os dois ficaram feridos, mas sobreviveram.

A equipe de reportagem do G1 e da RPC, filial da Rede Globo no Paraná, obtiveram o relatório de investigação. Segundo o laudo, o piloto tinha registro para conduzir a aeronave, mas deixou Vieira assumir o comando - o que, conforme os investigadores, contribuiu para o acidente.

continua após publicidade

"Após um primeiro toque na pista, o condutor tentou realizar uma arremetida, e, nesse momento, perdeu o controle do avião. A dinâmica do acidente, associada ao fato de o condutor não possui licença ou habilitação de piloto, levou os investigadores a concluir que, uma inadequada aplicação dos comandos de voo resultou na perda do controle do avião. Dessa forma, o fato do piloto ter permitido que uma pessoa não detentora da licença assumisse os comandos caracterizou uma atitude complacente em relação à segurança da operação", diz o documento.

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Investigação aponta o que provocou queda de avião em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!