O Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas divulgou uma nota nesta terça-feira (20) comunicando que um suposto exame, que uma paciente de Sabáudia precisaria realizar, mencionado em uma vaquinha virtual, não foi solicitado pelo hospital.
LEIA MAIS - Confira os falecimentos desta quarta-feira (21) em Arapongas
De acordo com o Honpar, a vaquinha foi criada por familiares da paciente, que está internada na UTI do hospital. Os familiares estariam alegando que o dinheiro seria arrecadado para pagar o exame médico da paciente.
Porém, o hospital afirma na nota que se o exame fosse solicitado, ele seria coberto pelo SUS, já que a paciente se encontra internada pelo Sistema Único de Saúde. E mesmo se não fosse realizado pelo Honpar, a mulher seria transferida para outra unidade de saúde, sem custos para a família.
Veja a nota do Honpar na íntegra:
“O HONPAR comunica que a família de uma paciente do município de Sabáudia internada na UTI, está realizando uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro alegando ser para pagamento de um exame no cérebro. Esclarecemos que o exame não foi solicitado, e se fosse seria coberto totalmente pelo SUS, já que ela está internada pelo Sistema Único de Saúde, e ainda caso o exame não fosse realizado no HONPAR, a paciente seria transferida para outra unidade de saúde, e sem custos para família. Alertamos que não solicitamos pagamentos para pacientes do SUS, e tal procedimento é de única e total responsabilidade dos familiares”
Criador da vaquinha se pronuncia
Andrey Junior da Silva, que se identifica como criador da vaquinha em questão, divulgou um vídeo nas redes sociais em que nega a versão divulgada pelo hospital. Segundo ele, a equipe médica solicitou o exame, que é carro e não é feito no Honpar.
“Ela foi internada por conta de problemas de saúde, os médicos fizeram de tudo, ela foi muito bem atendida com exames, tratamento médico hospitalar, tudo feito de forma excelente. Mas a equipe do neurologista que trata dela, solicitou um exame especializado para descobrir de fato as causas das convulsões da Jenifer. É um exame carro, que não é feito no Honpar”, afirmou.
Ainda segundo Andrey, a própria mãe da paciente entrou em contato com ele para pedir que realizasse a vaquinha, pois o exame iria demorar para ser realizado. “O exame solicitado não é feito no Honpar, só em clínicas particulares. É feito pelo SUS, mas diante da demora a mãe dela solicitou a gente para fazer a vaquinha”, disse.
O homem afirmou que a vaquinha foi um sucesso, batendo a meta no mesmo dia, e que o exame será realizado. Veja o vídeo abaixo:
Deixe seu comentário sobre: "Honpar nega existência de exame mencionado em vaquinha online; entenda"