MAIS LIDAS
VER TODOS

CLIMA FAVORÁVEL

Homem é picado por escorpião-amarelo em Arapongas: saúde faz alerta

Com a chegada dos dias mais quentes e descuido ambiental, cenário fica favorável à proliferação de insetos e aumenta risco de acidentes

Da Redação

·
O escorpião amarelo encontrado no interior da residência no Conjunto Centauro, em Arapongas, é do tipo amarelo
Icone Camera Foto por TNonline
O escorpião amarelo encontrado no interior da residência no Conjunto Centauro, em Arapongas, é do tipo amarelo
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.10.2022, 11:51:10 Editado em 11.10.2022, 11:51:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a chegada dos períodos mais quentes do ano, a população deve ficar atenta quanto aos riscos de picadas de animais peçonhentos, principalmente por conta do clima favorável à proliferação de insetos que se adaptam bem ao ambiente urbano, como escorpiões. A quantidade de acidentes costuma aumentar nessa época. Nesta terça-feira (11), em Arapongas, um homem de 61 anos precisou de atendimento médico depois de sofrer uma picada de um escorpião amarelo.

continua após publicidade

O caso ocorreu dentro de casa, no Conjunto Centauro. A vítima estava mexendo em coisas dentro de casa quando foi picada na mão. Por conta das fortes dores e inchaço imediato no local, precisou de socorro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Ele foi medicado para aliviar as fortes dores e orientado quanto a necessidade de ficar em observação.

Em Apucarana, o aumento do número de ocorrências de pessoas picadas por escorpiões amarelos fez com que a vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde fizesse um alerta à população quanto aos cuidados na prevenção e o que fazer em caso de picadas. Com a volta dos dias mais quentes, além dos cuidados necessários para conter a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue, a população também precisa fica atenta aos animais peçonhentos, como escorpiões.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Acidentes com escorpiões-amarelos geram alerta em Apucarana

continua após publicidade

O coordenador do Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, de Arapongas, Valdecir Pardini, explica que, embora o número de acidentes ainda seja pequeno – o caso desta terça-feira (11) foi o primeiro do ano – a quantidade de incidências na cidade tem gerado preocupação para a área de saúde. Segundo ele, só neste ano já foram registradas mais de 20 ocorrências sobre o aparecimento do escorpião-amarelo nos bairros da cidade.

Pardini lembra que as primeiras notificações do aparecimento do escorpião-amarelo em Arapongas surgiram há cerca de 3 anos. “Antes disso a gente quase não ouvia falar de escorpião-amarelo”, destaca. Para ele, agora o escorpião-amarelo já pode ser considerado como uma praga, em Arapongas e em todas as cidades da região. “Vamos ter que aprender a conviver com esses insetos e tomar os cuidados para evitar a proliferação deles”, diz.

Pardini acredita que as incidências não estão mais tão relacionadas a sujeira e entulhos em terrenos baldios, como se acreditava inicialmente. Segundo ele, esse tipo de inseto tem se adaptado muito rapidamente no ambiente urbano e se proliferado em redes de esgoto e em galerias pluviais, locais onde há sempre grande oferta dos alimentos preferidos dos escorpiões, as baratas. “Onde tem barata, o escorpião terá condições de se procriar e se estabelecer”, explica. Cada fêmea gera pelo menos 50 filhotes ao ano e uma colônia pode reunir dezenas de fêmeas.

continua após publicidade

Para o coordenador de endemias, a melhor solução para diminuir a proliferação do escorpião-amarelo é eliminar a fonte de alimentos. “O jeito é combater as baratas”, ensina. Para ele, as pessoas precisam cuidar para vedar portas e janelas para que os insetos não invadam as casas e fazer a manutenção adequada nas casas e quintais, especialmente nas redes de esgoto, caixas de gordura, caixas de inspeção.

Além do alerta à população, com informações sobre a presença do inseto em todos os bairros da cidade, Pardini tem visitado as escolas da rede municipal e feito um trabalho de educação com as crianças. Ele mostra os vários tipos e tamanhos de escorpiões encontrados na região, como o preto, o amarelo e o marrom, e traz uma série de informações sobre as características de cada um. “A ideia é que as crianças aprendam sobre os riscos e evitem contato com o inseto”.

continua após publicidade

A proliferação de insetos perigosos, como escorpiões e aranhas, também ocorre por conta de problemas típicos encontrados nas áreas urbanas, como o mato e acúmulo de lixo e entulhos em terrenos baldios, em áreas verdes descuidadas. Ao mesmo tempo, o avanço das áreas urbanas afasta predadores naturais de escorpiões, como sapos, lagartixas e até galinhas, além de corujas e siriemas, por exemplo.

COMO PREVENIR PICADAS DE ESCORPIÃO

continua após publicidade

Na maior parte dos casos, os escorpiões são encontrados em terrenos baldios, velhas construções, áreas verdes descuidadas, pilhas de madeira, entulho e tijolos entre outros. Galerias pluviais, bocas-de-lobo, redes de esgoto e caixas de gordura e caixas de inspeção, nos quintais das casas, também são ambientes propícios para os insetos. Dentro de casas, armários desorganizados e “cantinhos” de bagunça doméstica também poder criar ambiente propício para a infestação de insetos.

Para evitar as picadas, portanto, é importante que as pessoas tomem cuidados básicos, como não acumular lixo e entulhos, sempre usar calçados e luvas de proteção durante atividades rurais, de jardinagem ou na organização de espaços domésticos, além de manter limpos terrenos baldios e espaços próximos às casas e combater a proliferação de baratas e cupins. Enfim, é preciso cuidar bem do ambiente.

O QUE FAZER EM CASO DE PICADA DE ESCORPIÃO

Da mesma forma que ocorre com picadas de abelhas e vespas, por exemplo, a picada do escorpião provoca dor intensa e inchaço imediato e vermelhidão no local. Em casos mais graves, uma picada de escorpião pode provocar outros efeitos, como aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, alteração de pressão arterial e até falta de ar. Óbitos também podem ocorrer.

Em caso de picada, as orientações das autoridades de saúde é apenas lavar o local da picada com água e sabão. Não se deve espremer o local e nem aplicar quaisquer produtos na região atingida. No máximo, lave o local e rapidamente entre em contato com os serviços de saúde, como UBS, UPA ou até mesmo o Samu, para receber atendimento médico e cuidados adequados.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Homem é picado por escorpião-amarelo em Arapongas: saúde faz alerta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!