Arapongas

Grupos prioritários são vacinados em Arapongas nesta quarta

Cidade aplica terceira dose da vacina contra a covid

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Grupos prioritários são vacinados em Arapongas nesta quarta
fonte: Prefeitura Arapongas
Grupos prioritários são vacinados em Arapongas nesta quarta

A partir desta quarta-feira (22), Arapongas vai realizar a nova etapa da imunização contra a Covid-19, aplicando a terceira dose (dose reforço), conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde.

continua após publicidade

Nesta etapa, a vacinação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 vai atender os seguintes grupos:

 - Todos os idosos acima de 70 anos, com intervalo mínimo de 6 meses após ter recebido a última dose (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado;

continua após publicidade

- Pessoas com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão: I - Imunodeficiência primária grave. II - Quimioterapia para câncer. III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras. IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 IV < 200 celmm³. V- Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune. VII - Pacientes em hemodiálise. VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);

- Para esses indivíduos imunossuprimidos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após ter recebido a última dose (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

FORMULÁRIO - Será disponibilizado, no site da Prefeitura de Arapongas, o Formulário de Atendimento aos Critérios de Imunossuprimidos – Dose de Reforço, a ser preenchido pelo médico que realiza o acompanhamento do paciente, que pode ser acessado através do link

continua após publicidade

Este comprovante deverá ser apresentado no momento da vacinação, juntamente com os demais documentos (Cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência).

LOCAL - Essa população será vacinada exclusivamente no Espaço Milene – Feira da Lua (horário das 13h às 19h).

IDOSOS

continua após publicidade

Instituições de Longa Permanência para Idosos

No último dia 3 de setembro, a Secretaria de Saúde deu início na vacinação em terceira dose aos idosos acima de 70 anos que residem nas três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e que já haviam completado mais de 6 meses do recebimento da 2ª dose. 

O Lar São Vicente de Paulo, Casa Santo Antônio Pão dos Pobres e o Condomínio Ozanam foram atendidos. A antecipação do cronograma levou em conta a quantidade de doses, que eram suficientes para garantir o cronograma sem comprometer a continuidade do público que vinha sendo vacinado (por faixa etária).