MAIS LIDAS
VER TODOS

Urgência e emergência

Governador entrega novo pronto-socorro do Honpar em Arapongas

Obra foi construída em parceria com o governo do Paraná e prevê ampla estrutura para ampliar o atendimento de urgência e emergência na unidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2024, 11:34:50 Editado em 01.02.2024, 15:10:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Ratinho Junior (PSD) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (1º), o novo pronto-socorro do Hospital do Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas. A construção da estrutura recebeu um investimento de R$ 18,3 milhões do Governo do Estado, por meio de um convênio firmado com a Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão do Honpar. Veja vídeo abaixo

continua após publicidade

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD), entre outras lideranças políticas e da área de saúde.

-LEIA MAIS: Comércio abre o "Apucarana Liquida" com descontos de até 70%

continua após publicidade

É um projeto fantástico e moderno, que vai atender toda a região Norte do Paraná. Ele tem uma robustez tanto no número de leitos, quanto na qualidade dos equipamentos, com uma das maiores estruturas do País”, afirmou Ratinho Junior. “É mais um projeto que sai do papel dentro da nossa estratégia de levar a saúde para mais perto das pessoas”, acrescentou o governador.

Localizado às margens da PR-444, o pronto-socorro tem cerca de 4 mil metros quadrados de área construída e 140 leitos, um dos maiores do Paraná. Ele vai ampliar a capacidade de atendimento mensal do Honpar, de 1.500 para cerca de 8.500 pacientes. Com a nova estrutura em funcionamento, a cobertura assistencial para a população de Arapongas e região também aumentará em aproximadamente 150%, atingindo mais de 500 mil habitantes.

Segundo o governador, a conclusão do projeto conjunto reforça a estratégia de regionalização da saúde em parceria com os municípios, entidades filantrópicas e a iniciativa privada para ampliação dos serviços e melhoria dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

continua após publicidade
 Autoridades durante a solenidade de inauguração em Arapongas
Foto por TNOnline
Autoridades durante a solenidade de inauguração em Arapongas

“Além dos novos leitos de urgência e emergência, o parque hospitalar da Honpar atende várias especialidades, como cardiologia e oncologia. Por isso queremos lançar também uma nova ala de quimioterapia, para dar suporte às pessoas que fazem o tratamento oncológico”, salientou Ratinho Junior, referindo-se a uma segunda etapa do processo de ampliação da estrutura do Hospital Norte Paranaense.

Esta é mais uma marca da regionalização da saúde promovida pelo Governo do Estado, que olha para o Interior”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Esse prédio novo vai ser revertido na atuação dos profissionais da saúde em prol do povo paranaense”.

continua após publicidade

Ele também destacou que a licitação que definiu a empresa responsável pela execução da obra pelo critério de menor preço gerou uma economia de quase 20% em relação ao valor originalmente projetado, o que permitirá a aplicação do valor excedente em outras benfeitorias do Honpar.

HONPAR – O novo pronto-socorro do Honpar integra o complexo hospitalar que é uma referência para a saúde no Norte do Paraná, atendendo pacientes encaminhados pelo SUS de mais de 150 municípios paranaenses, além de pacientes de outros estados por meio da Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC).

continua após publicidade

A nova estrutura desta quinta foi entregue junto com um hospital de retaguarda, que também inclui consultórios, salas de espera, triagem, observação e politraumatismo, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de espaços equipados para exames de ultrassonografia, raio-x e tomografia e serviços de radioterapia e oncologia, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

Com esta ampliação, nos tornamos referência em saúde para o Paraná e para o Brasil, com um dos maiores prontos-socorros do Estado”, destacou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. “Um novo hospital, com mais de 500 leitos, também está sendo construído no mesmo terreno, também um dos maiores do Paraná. Isso amplia a capacidade e moderniza a saúde, salvando vidas e fazendo com que os trabalhadores tenham onde ser atendidos”.

Com mais de mil profissionais, o hospital oferece uma ampla gama de serviços, incluindo pronto-socorro, internação, cirurgias, diagnóstico por imagem, terapia intensiva e transplantes. O Honpar também funciona como um importante centro de ensino e pesquisa. A oferta de residência médica em diversas especialidades contribui para a formação de profissionais de saúde qualificados.

continua após publicidade

O acesso direto à PR-444 e a proximidade com as rodovias BR-369, PR-218 e PR-376 fará com que os deslocamentos das equipes móveis de atendimento de urgência e emergência sejam mais rápidos, evitando também a sobrecarga de demanda de outros hospitais e unidades de saúde.

Outra vantagem é com relação aos atendimentos que requerem suporte aéreo, com a implantação de um heliponto na área interna do novo pronto-socorro. Até então, os helicópteros precisavam pousar em um terreno ao lado do antigo pronto-socorro, com conclusão do transporte dos pacientes via ambulância, causando mais demora no tratamento, além de transtornos no trânsito da região.

PRESENÇAS – O evento também contou com a presença dos secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; das Cidades, Eduardo Pimentel; e da Segurança Pública, Hudson Teixeira; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; dos deputados estaduais Tiago Amaral, Pedro Paulo Bazana, Alexandre Curi, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Márcia Huçulak e Luiz Claudio Romanelli.

Veja:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Governador entrega novo pronto-socorro do Honpar em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!