GM Ambiental de Arapongas resgata 10 animais por mês - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

LEVANTAMENTO

GM Ambiental de Arapongas resgata 10 animais por mês

Foto por
Escrito por Aline Andrade
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Um levantamento realizado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal de Arapongas mostra que a equipe já capturou 85 animais silvestres na área urbana do município de janeiro até ontem, uma média de 10 animais por mês. São pássaros silvestres, cobras, ouriços, gambás, entre outros, que vira e mexe, assustam a população dos bairros e até da região central, dando o ar da graça em residências e empresas.

De acordo com o comandante do setor ambiental da GM Emerson Alves, entre as capturas mais inusitadas estão a de um felino raro. “A captura de animais silvestres é corriqueira em Arapongas, mas um animal que nos chamou bastante a atenção e que consideramos mais inusitado foi um ‘gato maracajá’ que capturamos no pavilhão de exposições Expoara, um animal bastante exótico”, contou.

A lista dos animais inusitados que foram resgatados pela equipe também tem um cachorro do mato, um macaco prego, um guaxinim e um quati. “Os animais silvestres têm a característica de serem ariscos, dificultando a captura. O animal mais difícil de capturar esse ano foi um guaxinim, que apareceu em uma empresa na região central da cidade, muito arredio, o bichinho deu bastante trabalho para a equipe”, lembrou o GM.

Alves explica que a maioria dos animais resgatados é devolvida à natureza, retornando ao seu habitat natural, mas existem situações em que há necessidade de acompanhamento especializado e até encaminhamento para o Instituto Agua e Terra (IAT) do Paraná, para receber cuidados necessários. 

O GDA recomenda que em caso de identificação de animais silvestres em área urbana, a população evite contato com o animal, e acione os órgãos ambientais pelo 153 da Guarda Municipal ou 3902 1194 da Secretaria de Meio Ambiente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "GM Ambiental de Arapongas resgata 10 animais por mês"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.