Arapongas

Forças de Segurança enfatizam ações em alusão ao Dia Internacional da luta contra a violência a mulher

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Forças de Segurança enfatizam ações em alusão ao Dia Internacional da luta contra a violência a mulher
Forças de Segurança enfatizam ações em alusão ao Dia Internacional da luta contra a violência a mulher

Celebrado nesta quarta-feira – 25 de novembro, o Dia Internacional da luta contra a violência doméstica foi enfatizado pelas Forças de Segurança de Arapongas, entre elas, Guarda Municipal – por meio da Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil e Polícia Militar.

continua após publicidade

Na oportunidade, os órgãos de segurança promoveram uma reunião na sede da Delegacia da Mulher, a fim de tratar questões que unam esforços para o combate e ações preventivas à violência doméstica e familiar contra as mulheres, seja ela, física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

O atendimento especializado para as vítimas também foi destacado. Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, reafirmar ações que levam respaldo para as mulheres vítimas de violência é algo que tem sido feito diariamente. “ São serviços especializados, do qual, temos dado atenção o ano todo. No encontro de hoje, destacamos o atendimento das vítimas de violência sexual, a fim de reduzir o sofrimento e constrangimento no momento de relatar o fato”, disse. Ela ainda acrescentou que seria iniciado nesta semana a Campanha “ 16 dias de ativismo pelo fim da violência à mulher”, porém, devido à pandemia da Covid-19 a campanha deixará de ser presencial, sendo realizadas divulgações online.

continua após publicidade

Atendimentos – Conforme a GMA, através do programa Maria da Penha foram realizados de janeiro até agora os seguintes atendimentos:

- 12 Prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva;

- 11 Atendimentos de descumprimento de medida sem flagrante;

continua após publicidade

- 18 Atendimentos em que houve relatos de descumprimentos;

- 08 Solicitações de revogação de medidas de proteção;

- 08 Atendimentos pelo acionamento do botão do pânico;

continua após publicidade

- 95 Encaminhamentos aos demais serviços da rede de atendimento

- 46 Mandados de revogação de medida protetiva encaminhadas pela 1ª e 2ª Varas Criminais para o setor da Patrulha Maria da Penha.

continua após publicidade

Dados Delegacia da Mulher - Referente ao período de 18 de maio de 2020 a 20 de novembro de 2020, foram realizados 1.438 atendimentos e 247 medidas protetivas.

Canais para denúncias - 190 - se não possuir medida protetiva/

153 ou 08006459060 - se já possuir a medida protetiva/

32782209 - WhatsApp Delegacia da Mulher/

991800427 -  WhatsApp Patrulha Maria da Penha