Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, serão realizados eventos em escolas municipais, estaduais e privadas de Arapongas. Nesta sexta-feira (19), integrantes do Templo Religioso de Matriz Africana e do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu - Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, estarão a partir das 7h30, nas dependências do Colégio Estadual Regina Célia.
A mãe Ìyálòrísá Joilda Ti Òsùn, responsável pelo templo e terreiro, vai ensinar 12 estudantes a fazer acarajé e vatapá, às 13h30, além de realizar uma exposição dos pratos para todos os alunos, professores e colaboradores. Já às 15 horas, os pratos serão distribuídos para os participantes. "É uma forma de mostrar a história do 'bolinho de fogo' e também contar a importância deste alimento sagrado e seu valor ancestral para nosso povo", conta.
Mãe Joilda explica que um conjunto de trabalhos vem sendo realizado no decorrer desta semana no Colégio Estadual Regina Célia. "Nos dias 16 e 17, realizamos palestras sobre Racismo e Intolerância Religiosa, com ênfase nas religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira, oficinas de turbantes e culinária africana e afro-brasileira", ressalta.
Deixe seu comentário sobre: "Eventos marcam semana da Consciência Negra em Arapongas"