A Prefeitura Municipal de Arapongas abriu nesta quinta-feira (1º), as atividades da Semana da Pátria e também o cronograma de ações do Setembro Verde. O primeiro visa a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, enquanto a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Durante o evento da Semana da Pátria, aconteceu o hasteamento das bandeiras de Arapongas, do Brasil, do Paraná e do Mercosul. Estiveram presentes para o ato o prefeito, Sérgio Onofre, o comandante da 7ª CIPM, major Israel Aparecido de Carvalho, representando o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana (30ºBIMEC), o 1º tenente, Agemir Augusto Pereira, e, representando o Corpo de Bombeiros de Arapongas, subtenente Da Silva.
O tradicional cerimonial contou também com a presença do vice-prefeito, Jair Milani, dos secretários municipais, vereadores da base aliada, servidores municipais, alunos da APAE, Colégio Prisma e estudantes da Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, localizada na região da Zona Sul, a primeira instituição da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano.
LEIA MAIS: Arapongas repassa veículo para o Lar Santo Antônio Pão dos Pobres
Em seguida, o lançamento oficial da campanha Setembro Verde reuniu diversos profissionais da saúde. As ações são uma parceira da Prefeitura de Arapongas, Hospital Norte Paranaense – Honpar, Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Unopar e Sesa.
A coordenadora geral da CIHDOTT, a enfermeira Elza de Lara Bezzera, abriu os trabalhos falando da relevância do movimento. “Fatalmente, algum de nossos familiares, em algum momento, vai contemplar uma lista de espera para o recebimento de algum órgão ou tecidos. Por isso, o Setembro Verde vem para conscientizar as famílias para que conversem sobre essa forma de doação. O nosso corpo é o que nós mais temos de sagrado, e decidir o que vamos fazer quando a morte chegar poderá ajudar tantas outras vidas. A chance de nós precisarmos de um órgão é quatro vezes maior do que a de sermos um doador. A prefeitura de Arapongas sempre tem apoiado essa iniciativa. E juntos, conseguimos dar passos positivos neste sentido”, disse.
Bezzera também reforçou o cronograma de palestras e capacitações voltadas para os profissionais da saúde. As atividades intensificam os treinamentos voltados à doação.
Sérgio Onofre foi presenteado com um broche, símbolo da causa. O prefeito mencionou a importância dos eventos. “Abrimos o mês de setembro com eventos marcantes. A semana da pátria simboliza a força e garra do povo brasileiro. Arapongas é uma cidade que segue firme graças ao apoio de cada um. Acredito que o nosso país dará ainda mais certo, com um futuro digno a todos os cidadãos e cidadãs. Além disso, damos boas-vindas para a campanha que promove o amor ao próximo, a doação de órgãos e tecidos. A prefeitura é parceira nesta causa e está à disposição”, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.
Deixe seu comentário sobre: "Eventos: Arapongas lança Setembro Verde e abre a Semana da Pátria"