MAIS LIDAS
VER TODOS

73 anos

Especial aniversário: polo moveleiro de Arapongas gera 12 mil empregos

Localizada na Mesorregião do Norte Central Paranaense, Arapongas é o 16º município mais populoso do Paraná, com 121 mil habitantes, conforme estimativas do IBGE. A cidade é sede de um dos maiores parques da indústria moveleira do Brasil e também se des

Da Redação

·
Especial aniversário: polo moveleiro de Arapongas gera 12 mil empregos
Icone Camera Foto por Sergio/TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.10.2020, 08:00:00 Editado em 09.10.2020, 14:27:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Localizada na Mesorregião do Norte Central Paranaense, Arapongas é o 16º município mais populoso do Paraná, com 121 mil habitantes, conforme estimativas do IBGE. A cidade é sede de um dos maiores parques da indústria moveleira do Brasil e também se destaca economicamente pela produção agroindustrial, principalmente na produção de ovos, frango de corte e soja.

continua após publicidade

No ramo moveleiro, são cerca de 300 empresas instaladas, em 7 parques industriais, empregando 12 mil trabalhadores de forma direta e indireta. A força da indústria deu a Arapongas o título de Capital Moveleira do Estado do Paraná e tramita no Congresso Nacional, o Projeto Lei que confere ao município de Arapongas o título de Capital Moveleira do Brasil. De acordo com o Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (Sima), a cada 100 peças de móveis produzidas no Brasil, 10 saem das fábricas araponguenses.

Em 2018, o faturamento no mercado interno do setor de móveis foi de R$ 1.629 bilhões. Nas exportações, Arapongas faturou U$$ 56,40 mi em 2018. O mercado internacional é a nova fronteira do setor, que vem ampliando participação na balança comercial. Entre 2017 e 2018, o registro é de um aumento de 38% nas exportações. Para se ter uma ideia do peso do setor, o faturamento da indústria moveleira de Arapongas corresponde a 64,7% do PIB do município.

continua após publicidade

Para o presidente do Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz, a força da indústria do setor em Arapongas é o motor da economia do município, impulsionando também toda a região. “A indústria moveleira gera várias oportunidades em outros setores, outras áreas da indústria que atendem o polo, diversos outros serviços são impulsionados através da nossa indústria moveleira, com geração de empregos diretos e indiretos no município e em toda região”, afirma.

A indústria de móveis também movimenta outro mercado: o turismo de negócios. Considerada uma das maiores Feiras de Móveis do país, a Movelpar acontece a cada 2 anos no Pavilhão de Exposições Expoara para fomentar a indústria moveleira araponguense. A última edição, realizada em março de 2019, movimentou cerca de R$ 500 milhões em vendas com 120 expositores. A feira recebeu lojistas de 26 estados brasileiros e Distrito Federal, além de importadores de 20 países. Além da Movelpar, Arapongas sedia em 2019, em setembro, o Congresso Nacional Moveleiro.

Construído para abrigar a feira, o Expoara é o maior complexo de negócios do sul do país. Com 45 mil metros quadrados de área coberta e um auditório de 500 lugares, o pavilhão sedia outros eventos, fortalecendo a rede de turismo de negócios do município. No setor industrial, o município também é referência na área alimentícia. São 150 empresas no setor, que empregam cerca de 3 mil pessoas em Arapongas. A produção e distribuição é basicamente de massas, farinhas, laticínios, balas, bolachas e doces em geral.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Especial aniversário: polo moveleiro de Arapongas gera 12 mil empregos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!