Especial aniversário: Arapongas é a única cidade do Brasil onde ruas têm nomes de pássaros - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

73 anos

Especial aniversário: Arapongas é a única cidade do Brasil onde ruas têm nomes de pássaros

Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Arapongas com seus 124.810 habitantes tem uma característica curiosa. Ela é a única da cidade do país onde todas as ruas são nominadas por pássaros. O próprio nome do município é uma homenagem à ave ‘Araponga’, conhecida pelo grito alto e estridente. Ao todo, são 1.184 ruas, divididas em 223 bairros, que estão registradas no Departamento de Cadastro da prefeitura municipal. “Parra buscar os nomes, nós utilizamos um livro atualizado sobre as espécies de pássaros”, diz Ivone Sonçatti Morelli, assistente administrativa.

Para os curiosos, ela cita algumas ruas como a Chupa-dente, Alma de Gato, Bagaceiro, Caçador de Árvore, Andarilho, Asa de Telha, Negafa, Barbudo de Coroa, entre outros. Quem já tem endereço simples se diverte. “É chique, é diferente”, brinca uma senhora. Mas vai contar para namorada que você mora na Rua Pato bravo do mato. “Ela nem aparece. Some na hora”, brincou um homem.

No passado, essa história era um pouco diferente, como conta a historiadora do município, Naici Vasconcelos de Souza. Segundo ela, alguns nomes foram alterados. “As primeiras ruas tinham nome como Rua Apucarana, em homenagem à cidade vizinha, ou então, Avenida Getúlio Vargas”, lembra, ao citar que a denominação das ruas por nomes de pássaros foi instituída em 1964. (M.O.). 

Deixe seu comentário sobre: "Especial aniversário: Arapongas é a única cidade do Brasil onde ruas têm nomes de pássaros"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.