MAIS LIDAS
VER TODOS

Polêmica

Emenda prevê aumento de 15 para 17 vereadores em Arapongas

Proposta de alteração à Lei Orgânica foi lida nesta segunda-feira (31) em sessão extraordinária e abre caminho para decreto-legislativo aumentar vagas

Da Redação

·
Câmara de Arapongas discute aumento de cadeiras no Legislativo
Icone Camera Foto por (foto: reprodução)
Câmara de Arapongas discute aumento de cadeiras no Legislativo
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.08.2023, 11:26:23 Editado em 01.08.2023, 11:35:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um projeto de emenda à Lei Orgânica, apresentado nesta segunda-feira (31) pelo presidente da Câmara de Arapongas e por mais quatro vereadores, abre caminho para o aumento do número de vagas no Legislativo do município de 15 para 17 na próxima legislatura. A leitura da proposta foi feita durante sessão extraordinária, no encerramento do recesso legislativo.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Câmaras de Apucarana e região debatem aumento do número de vereadores

A Câmara de Arapongas é a primeira da região a discutir em plenário o aumento de cadeiras, que precisa ser feito até um ano antes das eleições municipais de outubro de 2024. O tema gera polêmica e setores da sociedade araponguense, como alguns clubes de serviço, já reagem negativamente à proposta.

continua após publicidade

A primeira votação deve ocorrer na próxima segunda-feira (7), na primeira sessão ordinária do segundo semestre. Conforme a Lei Orgânica, a matéria precisa ser votada em dois turnos, com intervalo de 10 dias. É necessário o quórum mínimo para aprovação.

O projeto de emenda à Lei Orgânica altera os artigos 12 e 13 da Lei Orgânica do Município de Arapongas. O artigo 12 passar a ter seguinte redação: “O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta por 17 vereadores, eleitos pelo sistema proporcional, por voto direto e secreto, observadas as condições de elegibilidade determinadas pela legislação.” Já o artigo 13 recebe o novo texto: “O número de vereadores será fixado pela Câmara Municipal observado o disposto no art. 29, IV, da Constituição Federal.”

Como se trata de mudança na Lei Orgânica, a proposta é assinada por cinco vereadores: presidente da Casa, Márcio Antonio Nickenig (PSD); Milton Aparecido Xavier, o Toxinha (PSD); Rodrigo de Deus (Republicanos); José Maria da Silva (PTB) e Antonio Aparecido Ribeiro dos Santos, o Toninho da Ambulância (PL).

continua após publicidade

Na justificativa, eles argumentam que a Constituição Federal permite o aumento de vagas. “A Constituição Federal exige que o número de vereadores seja fixado em consonância ao princípio da representatividade populacional e de acordo com o efetivo populacional apurado por órgão competente, e que somente produzirá efeito para a próxima legislatura”, afirmam os vereadores. Eles fazem referência ao texto da lei federal que permite 17 cadeiras nas cidades entre 80 mil e 120 mil habitantes.

Caso aprovada a mudança na Lei Orgânica, a Mesa Executiva da Câmara poderá então apresentar um decreto-legislativo estabelecendo a nova composição, com mais duas vagas. Segundo informações obtidas pelo TNOnline, os vereadores já teriam acordado com a ampliação para 17 cadeiras na próxima legislatura.

Cada vereador recebe em Arapongas um subsídio de R$ 11.468,25 e tem direito a dois assessores.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Emenda prevê aumento de 15 para 17 vereadores em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!