Arapongas

Em Arapongas, Astrazeneca será usada para 2ª dose em idosos

Motivo é o baixo estoque de doses do imunizante.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Em Arapongas, Astrazeneca será usada para 2ª dose em idosos
Em Arapongas, Astrazeneca será usada para 2ª dose em idosos

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que devido ao baixo estoque de doses da vacina AstraZeneca; pouco mais de 200 doses, o município vai utiliza-lás, a partir desta segunda-feira, 13, apenas para as aplicações das segundas doses nas pessoas acima dos 60 anos e que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose. As pessoas abaixo de 60 anos -  que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose -  deverão aguardar novas orientações do município.

continua após publicidade

O secretário da pasta, Maociar Paludetto Jr, explica que tal medida foi tomada após o recebimento do último lote de vacinas contra a Covid-19, ocorrida neste sábado, 11, em que os municípios receberam apenas vacinas da Coronavac e Pfizer. “O atraso do envio de novos lotes de vacinas da AstraZeneca foi confirmado no início do mês pela Fiocruz após o atraso no recebimento da matéria prima (IFA) para poder produzir as vacinas”, disse.

Atualmente a Fiocruz está em fase de produção das vacinas e está previsto a entrega de um novo lote para o Ministério da Saúde, na semana do dia 13 a 17 de setembro, porém, ainda não se sabe quantas doses serão disponibilizadas para o estado do Paraná e, consequentemente para Arapongas.

continua após publicidade

Nas próximas duas semanas, Arapongas possui 9.367 pessoas previstas para tomar a 2ª dose da vacina AstraZeneca. Com este atraso nas entregas, alguns estados já sinalizaram a realização das segundas doses com as vacinas da Pfizer e não se descarta a possibilidade de se fazer o mesmo caso o estado do Paraná autorize.