MAIS LIDAS
VER TODOS

centro espiritual

Diocese instala primeiro mosteiro da região em Arapongas

Centro espiritual ocupa antiga paróquia localizada na Colônia Esperança, em Arapongas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2024, 10:00:00 Editado em 01.03.2024, 18:20:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Diocese de Apucarana (PR) iniciou a instalação do primeiro mosteiro da região. O Mosteiro Sagrado Coração de Jesus ocupa a antiga paróquia localizada na Colônia Esperança, em Arapongas, e será habitado por oito Irmãs de Vida Contemplativa das Servas da Palavra. Quatro freiras já chegaram em janeiro. Outras três tiveram problemas com o visto e devem chegar no prazo de um mês. Assista o vídeo no fim da reportagem.

continua após publicidade

“A antiga sede da Colônia Esperança está sendo transformada em um mosteiro, um verdadeiro centro de acolhimento e irradiação de espiritualidade”, afirma o padre João Osório de Oliveira, pároco da paróquia Santíssima Trindade Santuário do Divino Pai Eterno de Arapongas, e encarregado das obras de reforma do mosteiro.

- LEIA MAIS: Arapongas adere ao dia “D” de combate à dengue neste sábado (2)

continua após publicidade

O padre conta que a ideia de criar o mosteiro é um sonho antigo dos bispos anteriores e também do atual, o bispo Dom Carlos José de Oliveira. A reforma da estrutura do local – que no passado abrigou um seminário e um convento - começou no ano passado. Esta é a terceira vez que o padre João Osório participa da reforma do local. "Vou completar 40 anos de padre no ano que vem e durante todo esse tempo, de alguma forma, tive algum vínculo com a Colônia Esperança", afirma.

 Mosteiro ocupa antiga paróquia da Colônia Esperança
Foto por Cindy Santos
Mosteiro ocupa antiga paróquia da Colônia Esperança
O local foi escolhido justamente pela estrutura e localização - fora do perímetro urbano - o que facilita o isolamento. “É o único mosteiro da região, o mais próximo de nós fica em Campo Mourão. E a Colônia Esperança favorece a ideia de um centro irradiador de espiritualidade, onde as pessoas virão fazer esse exercício da contemplação”, assinala.

Por enquanto ainda não há uma programação definida, mas as quatro irmãs que chegaram já estão recebendo pessoas para retiros individuais. Futuramente a ideia é construir espaços maiores para acolher grupos. “A ideia é construir aposentos para grupos maiores passarem alguns dias no mosteiro”, acrescenta o padre.

continua após publicidade

Entre as religiosas que vivem no mosteiro está a madre Maria Lúcia Garcia, 35 anos. Ela é do estado de Michoacán, México, e já passou por quatro países antes de vir ao Brasil. Missionária há 17 anos, ela convida as pessoas que desejam se reconectar com sua espiritualidade. “As portas se fecham para nós, mas se abrem para todas as pessoas. Aí fora há muitos ruídos. E não é fácil ouvir Deus com tantos ruídos. Por isso, as pessoas podem vir a essa casa e passar dois ou três dias de silêncio e oração. Daremos pautas para trabalhar questões pessoais e tenho certeza que terão uma grande experiência com Deus, pois, em silêncio, nos conhecemos melhor. Assim é possível curar questões do passado e de nossa vida atual para poder enfrentar o que está por vir”, destaca.

Assista a reportagem em vídeo:

A Diocese de Apucarana iniciou a instalação do primeiro mosteiro da região. O Mosteiro Sagrado Coração de Jesus ocupa a antiga paróquia localizada na Colônia... TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Diocese instala primeiro mosteiro da região em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!