MAIS LIDAS
VER TODOS

Aula de história

Deputada denuncia apologia ao nazismo em colégio de Arapongas (PR)

Carol Dartora (PT) divulgou prints de aula de história no Colégio Marquês de Caravelas com símbolos do nazismo; NRE nega acusação

Da Redação

·
Colégio Cívico-Militar Marquês de Caravelas, de Arapongas
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Colégio Cívico-Militar Marquês de Caravelas, de Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2023, 14:04:41 Editado em 09.10.2023, 15:35:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) denunciou em suas redes sociais, neste domingo (8), um suposto caso de apologia ao nazismo que teria ocorrido no Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas, em Arapongas, no Norte do Estado. Em nota, o Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, negou qualquer intuito de "enaltecer" o regime de Hitler e rebateu a acusação.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Auxiliar de enfermagem de Arapongas morre aos 55 anos

Segundo a parlamentar, uma professora de história do estabelecimento de ensino fez um trabalho com a exposição da figura de Hitler e de símbolos nazistas durante aula sobre a Segunda Guerra Mundial. A apologia ao nazismo é considerada crime no Brasil.

continua após publicidade

“Além de expor a figura de Hitler na escola com alunos representando o seu exército, ela ainda os levou para entrevistar a filha de um soldado nazista”, publicou a petista, reproduzindo prints sobre uma publicação feita nas redes sociais pelo grêmio estudantil do colégio, com incorporação na página da escola.

Carol Dartora também cobrou explicações sobre o fato de o post ter sido curtido pelo Núcleo Regional de Educação, de Apucarana.

A reportagem do TNOnline não encontrou mais os posts nas duas páginas neste domingo (8).

continua após publicidade

						
							Deputada denuncia apologia ao nazismo em colégio de Arapongas (PR)
Icone Camera Foto por (Reprodução)
Post republicados pela deputada federal

O diretor do Colégio Marquês de Caravelas, Nilson Martins Ribeiro, foi procurado pelo TNOnline e afirmou que ficou sabendo da denúncia neste domingo (8) pela reportagem. Por isso, ele afirmou que a situação seria analisada juntamente com o NRE e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e, nesta segunda-feira (9), uma resposta seria enviada à imprensa.

O chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa, também foi procurado pelo TNOnline e disse que não tinha conhecimento da denúncia e da curtida, que teria sido feita pelor setor de comunicação do Núcleo. Posteriormente, ele enviou a seguinte nota de esclarecimento:

continua após publicidade

"O Colégio Estadual Marquês de Caravelas e o Grêmio Estudantil do Colégio Marquês de Caravelas, de Arapongas, postaram uma reportagem em seus perfis apresentando um trabalho sobre a Segunda Guerra Mundial. Ressaltamos que o trabalho desenvolvido não se trata de uma apologia a qualquer regime, mas sim uma tentativa de detalhar os horrores da Segunda Guerra Mundial para que tais eventos sombrios nunca mais se repitam.

Este trabalho, intitulado como Segunda Guerra Mundial, é uma obra de extensa pesquisa e reflexão, que busca iluminar os acontecimentos que marcaram a era do nazismo. É importante esclarecer que este projeto não glorifica de forma alguma o nazismo, mas, em vez disso, busca promover uma compreensão mais profunda do que aconteceu durante esse período da história mundial.

O NRE de Apucarana curtiu a publicação, não por fazer apologia ao Nazismo, mas por acreditar que a educação é uma ferramenta poderosa para prevenir a repetição de tragédias como o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Este trabalho não apenas detalhou os horrores do passado, mas também buscou inspirar uma reflexão crítica sobre como podemos promover a tolerância, a compreensão, a paz no presente e no futuro."

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o caso será apurado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Deputada denuncia apologia ao nazismo em colégio de Arapongas (PR)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!