MAIS LIDAS
VER TODOS

VÍDEO

Crianças são vacinadas contra a Covid-19 em Arapongas; Veja

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, acompanhou o primeiro dia da vacinação infantil.

Da Redação

·
Crianças são vacinadas contra a Covid-19 em Arapongas; Veja
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2022, 17:51:35 Editado em 18.01.2022, 17:51:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas deu início nesta terça-feira, 18, na aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nas crianças de 05 a 11 anos. Nesta primeira etapa são priorizadas as crianças que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que residam com pessoas com alto grau de imunossupressão. Os três Pronto Atendimentos 18 Horas (Cj. Flamigos, Zona Sul e Jardim Petrópolis) são os locais destinados para a vacinação do público infantil. De segunda a sexta-feira, exclusivamente das 9h às 14h.

continua após publicidade

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, acompanhou o primeiro dia da vacinação infantil. “ Mais um grande momento no combate à pandemia do coronavírus. Nossas equipes têm orientado os pais e dando todo o suporte para as nossas crianças. Tornando a aplicação um momento de grande alegria. Pedimos aos pais ou responsáveis legais que tragam as crianças. Como mencionado, nesta etapa vamos priorizar um grupo de crianças – pelo quantitativo que recebemos da Sesa. À medida em que mais doses chegarem conseguiremos avançar para as outras crianças”, salientou.

Os profissionais de saúde, antes de aplicarem a vacina, deverão mostrar aos pais/responsáveis que acompanham a criança, que se trata da vacina contra a COVID-19 Comirnaty (Pfizer/Wyeth), frasco na cor laranja, com a dose aspirada de 0,2ml, ou seja, 10 microgramas. Esta quantidade equivale a 1/3 da dose usada nos adolescentes e adultos.

continua após publicidade

Destaca-se que, conforme orientação do Ministério da Saúde, após aplicação da vacina contra a COVID-19, a criança deve permanecer no local, em observação, por 15 a 20 minutos.

Alívio e segurança

O pequeno Adryan Nathan Almeida Walter, de 10 anos, foi o primeiro a receber a dose no Pronto Atendimento 18 Horas do Jardim Petrópolis. Segundo a mãe, Valdenice de Almeida da Silva, ele é portador de diabetes 1, e receber a vacina foi um momento de grande alegria. “ Ver meu filho sendo vacinado me traz um misto de alegria, gratidão e alívio. É importante mantermos nossas crianças seguras”, disse.

continua após publicidade

Veja:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS

continua após publicidade

Grupo prioritário

- Crianças de 05 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, conforme laudo disponibilizado no site oficial do município, Portal COVID-19, Formulário de Atendimento aos Critérios de Comorbidades

continua após publicidade

Caso a criança possua alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, tais como extrato/holerite BPC, cartão de gratuidade de transporte coletivo/interestadual, etc. Para os alunos da APAE, será agendado horário específico e a vacinação destes será realizada na sede da instituição.

- Crianças de 05 a 11 anos que residem com familiares que apresentam alto grau de imunossupressão – o familiar deverá apresentar laudo médico, dispondo de uma das seguintes doenças: imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa vivendo com HIV/Aids, uso de corticoides em dose ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune).

DEMAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Documentação das Crianças: CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação;

Documentação dos Pais ou responsável legal: Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município, portal COVID-19 assinado pelos pais/responsáveis; e cópia (a ser retida) de documento de identificação com foto, dos pais/responsáveis.

Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Crianças são vacinadas contra a Covid-19 em Arapongas; Veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!