Crea-PR apresenta propostas da Agenda Parlamentar 2020 para candidatos de Arapongas - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

CREA-PR

Crea-PR apresenta propostas da Agenda Parlamentar 2020 para candidatos de Arapongas

Foto por CREA-PR
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) apresentou na última semana o programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” para os futuros gestores públicos de Arapongas. A Agenda Parlamentar 2020 traz diagnósticos de problemas e propostas de soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A iniciativa conta com a parceria de Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior. Não houve encontro presencial com os candidatos a prefeito da inspetoria de Arapongas, que pertence à Regional Apucarana, ocorreu de forma on-line, devido às agendas do período eleitoral. As propostas para a inclusão em planos de governo dos prefeituráveis são apresentadas meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR.

 “O Crea-PR desenvolveu Cadernos Técnicos que são opções de solução de problemas aplicáveis a todos os municípios paranaenseses. O Conselho apresenta essa ferramenta aos futuros gestores públicos e também os EBDMS, que são soluções mais personalizadas, desenvolvidos na ótica dos profissionais da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (Asenarag) para Arapongas”, comenta o Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali, Gerente do Crea-PR Regional Apucarana. “Nós mostramos a ferramenta e fornecemos o acesso a ela. Colocamos toda a regional do Crea e a Associação à disposição para solução de problemas pontuais e encontrar as alternativas tecnicamente viáveis que atendam os anseios da população, que tragam qualidade de vida a todos. Precisamos pensar em um horizonte de um futuro mais longe, pensar uma Arapongas para daqui a cem anos. Os problemas que são deixados de atender agora se transformam em outros muito maiores no futuro. É necessário trazer uma visão de futuro planejamento que atenda uma qualidade de vida para as próximas gerações”.   

“Ao apresentar aos gestores municipais a Agenda Parlamentar, o Crea-PR, em conjunto com a entidade representativa de classe de Arapongas, Asenarag, conseguem contribuir com seus conhecimentos e aptidões profissionais da forma mais nobre possível, que é atingindo os interesses públicos com projetos que melhoram a vida das pessoas, seus locais de moradia, o meio ambiente, o trabalho e tudo que realmente faz diferença na vida das pessoas”, pontua o presidente da Asenarag, Henrique Sanches. “Dessa forma, todos são recompensados - as profissões do setor, por se reafirmarem importantes para a comunidade; os conselhos e entidades de classe, que mostram sua capacidade de organização e participação; os gestores, por ampliarem sua forma de administrar os diversos setores; e a comunidade local, que absorve os frutos dessa integração". 

A Agenda Parlamentar é um dos programas mais importantes do Crea-PR. Os materiais produzidos para a edição de 2020 para as eleições municipais, estão disponíveis no site:  https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/. São 40 cadernos técnicos e mais de 200 estudos de diversos temas nos EDBMs. 

Integram o Crea-PR quase 90 Entidades de Classe e 70 instituições de Ensino Superior. Ao todo, são mais de 100 mil profissionais e 20 mil empresas registradas no Conselho. Já a formação acadêmica contempla mais de 500 cursos superiores e cerca de 100 mil acadêmicos nas áreas afetas as Engenharias, Agronomia e Geociências.

 Os Cadernos Técnicos orientativos 

Os Cadernos Técnicos do Crea-PR apresentam propostas de solução para problemas enfrentados pela maioria dos municípios paranaenses e caminhos que podem ser seguidos pelos gestores públicos para seu enfrentamento. Os dados foram levantados por profissionais voluntários do Conselho e pelas Entidades de Classe regionais seguindo quatro eixos temáticos: Saneamento e Resíduos; Desenvolvimento Regional e Integrado; Desenvolvimento Rural e Infraestrutura, Mobilidade e Transporte. 

EBDM: propostas e soluções aos municípios

 Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) segue a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão com propostas e soluções no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências. São proposições elaboradas por profissionais habilitados que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo municipal. Assim como os Cadernos Técnicos, o EBDM visam a qualidade de vida da população, ao propor melhorias na gestão e a implantação de políticas públicas eficazes.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Crea-PR apresenta propostas da Agenda Parlamentar 2020 para candidatos de Arapongas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.