Arapongas

Construção do Contorno Norte de Arapongas é iniciada

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Construção do Contorno Norte de Arapongas é iniciada
fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Arapongas
Construção do Contorno Norte de Arapongas é iniciada

Uma forte demanda de anos, que finalmente trará soluções para um grave e antigo problema no trânsito de Arapongas está em sua fase inicial, a Construção do Contorno Norte da cidade. A informação foi confirmada e também celebrada nesta sexta-feira, 19, pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. “ Agora sim, pode-se dizer com precisão que o nosso Contorno Norte é uma realidade. Após 38 reuniões e tratativas junto ao Governo do Estado, Viapar e proprietários das áreas naquela localidade, a obra esperada há mais de 20 anos pela população da região é executada”, disse.

continua após publicidade

Ainda no ano passado, o Governo do Estado conseguiu entrar em acordo com a concessionária, evitando uma batalha jurídica em torno da obra. “ É uma obra complexa, que foi viabilizada porque o Estado entrou em ação, também por conta do nosso incansável empenho e insistência, e chegou a um acordo viável com a concessionária”, pontuou Onofre.

A obra do Contorno Norte de Arapongas tem um investimento total de R$ 130 milhões e é executada pela Concessionária Viapar - empresa que administra o trecho, respeitando o contrato de concessão da BR-369. Conforme a Viapar, a obra está na etapa inicial de limpeza. “ Com a liberação parcial de áreas, ocorrida no início de 2021, a obra tem sido executada nos terrenos liberados. Mas ainda depende que 100% dessa liberação seja concluída. ”, disse o assessor Marcelo Bugarelli. No ano passado, com a presença do governador Ratinho Junior, a ordem de serviço da obra foi assinada durante evento realizado na prefeitura. Conforme o Guilherme Nogueira, CEO da Viapar, as áreas estratégicas dentro da obra tendem a ser liberadas conforme o avançar dos serviços “ Estamos nessa etapa inicial para a realização da topografia e limpeza, etapas de praxe. Com isso, a medida em que a obra for avançando, os terrenos estratégicos devem ser liberados”, disse.

continua após publicidade

OBRA - A construção do contorno começa no quilômetro 191 da BR-369, alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município. Serão 10,2 quilômetros de extensão. A finalização da obra está prevista para novembro de 2021.  O projeto do contorno contempla também seis passagens de nível, pensadas para aumentar a segurança de motoristas e pedestres. 

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #Contorno #norte #viapar