Começa neste sábado (22), com o “esquenta”, o Carnaval “Nas Asas do Samba” 2025 de Arapongas. A cidade é uma das poucas da região que ainda tem uma forte tradição da folia. As festividades vêm desde a época das famosas marchinhas nos clubes, quando eram eleitas as rainhas do Carnaval, com muitas fantasias, brilho e serpentina. O município anuncia ainda planos para incentivar os chamados “bloquinhos”, como ocorrem em várias cidades do País.
Segundo o secretário da Cultura de Arapongas, Pedro Ziroldo, um dos motivos para a tradição do Carnaval ainda permanecer viva na cidade se deve ao fato da festa, atualmente, acontecer em lugares públicos. “O Carnaval de rua é acessível e democrático. É a festa que une todas as pessoas, de todas as classes econômicas. E ele também se transformou na festa da família. Então, nós temos atividades voltadas para as crianças, jovens, adultos e idosos. As pessoas acabam se sentindo em casa”, afirma.
LEIA MAIS: Arapongas divulga programação do "Nas Asas do Samba" 2025
Novidade da programação do “Nas Asas do Samba” em 2025, o pré-carnaval vai até 28 de fevereiro. Com blocos descentralizados, os “esquentas” acontecerão na Praça Mauá, Centro Social Urbano, CCI Tia Su e na Estação Cultural Milene. O objetivo, segundo o secretário, é recuperar os tão conhecidos bloquinhos de Carnaval. “Este ano é um abre alas para os blocos, mas ano que vem a ideia é que a gente faça um edital, com inscrições, para receber estes blocos organizados para participar. A ideia é viver e sentir novamente essa tradição”, explica Ziroldo. No pré-carnaval, haverá aulão de Ritbox, Carnaval da Melhor Idade, Baile Canindé - No Ritmo da Folia (com a presença da Big Band Maestro Canindé) e a Festa Neon.
Já a agenda oficial da folia inicia no dia 1º e vai até 4 de março, na Estação Cultural Milene, com apresentações de músicos locais, brincadeiras, matinês e os concursos Melhor Fantasia e Musa do Carnaval.
Além disso, outra finalidade do evento é resgatar e fortalecer a identidade cultural da cidade, principalmente, no que se diz respeito à Cidade dos Pássaros. Aliás, tanto a letra do samba-enredo (de autoria do próprio secretário de Cultura) quanto o nome do Carnaval araponguense, nas “Asas do Samba”, está ligado a essa temática.
Deixe seu comentário sobre: "Com “esquenta”, Arapongas abre neste sábado o Carnaval 2025"