Cisam incentiva doação de leite materno em Arapongas - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Coleta

Cisam incentiva doação de leite materno em Arapongas

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Em reforço à Semana Nacional da doação do leite materno -  que compreende de 19 a 25 de maio, o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) faz um chamado especial que incentiva a ideia central da campanha: o ato de doar leite humano, que contribui para a nutrição fundamental dos bebês, em especial, dos recém-nascidos.

O Cisam conta com um ponto de coleta -  serviço especializado para a doação de todo o leite materno. Atualmente, constam 15 doadoras ativas, das 25 cadastradas. “ Fazemos um apelo de incentivo para as mamães que têm a possibilidade de doar leite materno, que entrem em contato conosco, e contribuíam com esse ato de amor e solidariedade”, diz a enfermeira do Cisam, Rosemeire Machado.  

Como funciona?

A doadora interessada deve entrar em contato com o Cisam (através do telefone 3902-1331) e solicitar o cadastro. Com isso, uma equipe levará até a casa da doadora frascos devidamente esterilizados para que a mesma faça a coleta do leite, além de repassar demais orientações. Semanalmente, a equipe retorna até a casa da doadora e recolhe os frascos esterilizados. Toda sexta-feira, os frascos são encaminhados para o Banco de Leite Materno em Apucarana, onde é feita a pasteurização. De lá, eles destinam para a UTI Neonatal.

Dados- De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, somente no ano passado, a doação de leite materno chegou a beneficiar 13.239 crianças em todo o Paraná. O Estado conta hoje com 13 bancos de leite humano e 17 postos de coleta. Em 2019, mais de 18.900 mulheres fizeram doações que totalizaram aproximadamente 21.690 litros de leite.

O Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre a doação de leite materno, entre elas, quem pode doar, passo-a-passo de como fazer a coleta, entre outros. Entre as recomendações, estão:

- Atente-se ao preparo do frasco para guardar o leite materno.

- Tome cuidados de higiene antes de iniciar a coleta.

- Escolha um local tranquilo para retirar o leite.

- Retire, guarde e armazene o leite corretamente.

- Ligue para o Banco de Leite Humano mais próximo e informe-se sobre a maneira mais segura de fazer a sua doação.

Confira mais em: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doacaodeleite/

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Cisam incentiva doação de leite materno em Arapongas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.