Arapongas

Cemear realiza Curso sobre Planejamento Escolar da Educação Especial

O momento foi destinado para professores da Educação Especial da Rede Municipal, e para supervisores das Escolas Municipais

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
O ato contou também com a presença da secretária da Educação, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti
fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas
O ato contou também com a presença da secretária da Educação, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Arapongas, por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), realizou entre os dias 25 e 29 de julho o Curso sobre Planejamento Escolar. O momento foi destinado para professores da Educação Especial da Rede Municipal, e para supervisores das Escolas Municipais.

continua após publicidade

Segundo a coordenadora do Cemear, Katia Tavares Meserlian, o Plano de aula realizado pelos professores da Educação Especial será embasado no Referencial Curricular do Paraná em Foco. “Este documento apresenta os objetos de aprendizagem que são essenciais para a progressão das aprendizagens em cada componente curricular. Sendo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. E isso, tem o intuito de subsidiar a organização do trabalho pedagógico nas redes e escolas que compõem o Sistema Estadual de Educação do Paraná”, disse.

O ato contou também com a presença da secretária da Educação, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti.

continua após publicidade

Veja quais foram os temas abordados durante o curso:

O planejamento como necessidade humana

O homem, no seu dia a dia, organiza a sua vida pelo planejamento. Planejar é uma necessidade humana e faz parte da sua história; de maneira empírica ou científica, o homem sempre planeja suas ações, isto é, desde o período primitivo o homem planejava suas ações mesmo que de maneira informal.

continua após publicidade

O Planejamento Escolar

O planejamento escolar, segundo Libâneo (2001), é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.

continua após publicidade

O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre.

O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News