MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Boletim da saúde confirma 11 novos casos de dengue em Arapongas

No Paraná, boletim semanal da dengue informa 115 novos casos e três mortes pela doença no estado, que tem outros 5.099 casos sob investigação

Da Redação

·
Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, o município segue com as ações de combate e conscientização sobre a dengue
Icone Camera Foto por Divulgação Assessoria de Imprensa
Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, o município segue com as ações de combate e conscientização sobre a dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2022, 11:40:37 Editado em 07.12.2022, 11:40:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, confirmou 11 novos casos de dengue na cidade, conforme Boletim Epidemiológico em Arapongas, divulgado nesta quarta-feira (07). Até agora, o município apresenta 573 notificações; 11 casos confirmados da doença; nove em investigação, 553 resultados negativos e zero óbitos.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Prefeito garante R$ 15 milhões para a ala de quimioterapia do Honpar

Fortalecendo as medidas de prevenção e combate, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, tem investido na instalação das chamadas “ovitampas” - espécie de armadilha para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti.

continua após publicidade

As armadilhas simulam o ambiente ideal para a procriação do Aedes aegypti: um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, são inseridas uma palheta de madeira (Eucatex) que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos.

NO PARANÁ

continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou na terça-feira (06) o novo boletim semanal da dengue com 115 novos casos da doença no Paraná. Ao todo agora são 1.790 confirmações em 186 municípios, 23.990 notificações de dengue, 5.099 casos em investigação e três mortes (Foz do Iguaçu, Maripá e Rolândia) neste período epidemiológico.

A Secretaria também divulgou o 6º Informe Entomológico com os dados de infestação predial. O índice é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados.

No período entre 14 de outubro e 2 de dezembro deste ano, 389 municípios realizaram levantamento entomológico para Aedes aegypti, sendo que 19 encontram-se em situação de risco e 173 em alerta, considerando o índice de infestação predial.

continua após publicidade

O informe traz também a informação de que mais de 70% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos.

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene ou possa vir a armazenar água e que esteja acessível à fêmea do mosquito, ou seja, é o local que acumula água onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos.

Também foram confirmados dois casos importados de Chikungunya e nenhum de Zika Vírus no Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Boletim da saúde confirma 11 novos casos de dengue em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!