MAIS LIDAS
VER TODOS

Repercussão

Arilson cobra explicações da Seed sobre aula de nazismo em Arapongas

Deputado estadual afirma que Secretaria de Educação deve uma resposta à população

Da Redação

·
Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas está no centro de polêmica
Icone Camera Foto por TNOnline
Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas está no centro de polêmica
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.10.2023, 16:34:01 Editado em 10.10.2023, 16:33:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Houve ou não apologia ao nazismo em trabalho desenvolvido sobre a Segunda Guerra Mundial por alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas em Arapongas? Com o intuito de obter essa resposta, o deputado Arilson Chiorato (PT) ingressou com uma série de pedidos de esclarecimentos à Secretaria de Estado de Educação (Seed) nesta terça-feira (10/10). O trabalho escolar ganhou repercussão após imagens sobre a atividade serem publicadas nas redes sociais.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Museu do Holocausto critica atividade em escola de Arapongas

“Não é possível saber, apenas olhando as imagens, qual o teor adotado durante a apresentação deste trabalho. Porém, as imagens chamam a atenção, pois foram apresentadas de forma a qual considero inadequada, uma vez que facilmente a figura de Hitler e os símbolos, como foram expostos, podem levar para uma compreensão errada desse período, por isso, essa situação precisa ser investigada com urgência pela Seed”, avalia deputado Arilson.

continua após publicidade

De acordo com o parlamentar, a Seed deve uma resposta à sociedade. “Até o momento não obtive informações sobre as medidas adotadas pela Seed sobre esse caso. Quais providências foram adotadas para apurar as responsabilidades, caso existam, da professora, da direção do colégio e até do Núcleo Regional de Educação?”.

O deputado ainda observa que o conteúdo da entrevista com a filha de um ex-soldado do exército de Hitler, que provavelmente foi gravado em vídeo, uma vez que foi compartilhado com outros estudantes, seja analisado. “É importantíssimo saber como foi conduzida essa entrevista. É preciso ter muito cuidado nesse processo, para não expor estudantes a conteúdo inadequado, que exalte esse período. Foi feito algum diálogo anterior com essa mulher entrevistada? O que ela pensa sobre esse período tão triste e sombrio da nossa história? Tudo precisa ser esclarecido”, pontua.

No Brasil, a Lei 7.716, de 1989, determina que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arilson cobra explicações da Seed sobre aula de nazismo em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!