Arapongas

Arapongas vacina crianças de 8 anos a partir desta sexta

Atendimento para o público infantil acontece nos três Pronto Atendimentos 18 Horas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas vacina crianças de 8 anos a partir desta sexta
fonte: Prefeitura de Arapongas

Arapongas começa nesta sexta-feira (11), a vacinação contra a Covid-19 para crianças com 8 anos e sem comorbidades. O público com 9, 10 e 11 anos (sem comorbidades), e o de 5 a 11 anos (com comorbidades), que ainda não recebeu a 1ª dose , também pode ser imunizado. 

continua após publicidade

O atendimento para o público infantil acontece nos três Pronto Atendimentos 18 Horas, localizados no Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas. A última atualização da Secretaria de Saúde mostra que 1.309 crianças, de 5 a 11 anos, já foram vacinadas em Arapongas. Em nenhum caso houve reação adversa.

As crianças precisam levar CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação. Já os pais ou responsável legal precisa assinar o termo de assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município, portal Covid-19. 

continua após publicidade

Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.

Já as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, conforme laudo disponibilizado no site oficial do município.

Caso a criança possua alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, tais como extrato/holerite BPC, cartão de gratuidade de transporte coletivo/interestadual, etc.  Para os alunos da APAE, será agendado horário específico e a vacinação destes será realizada na sede da instituição.

continua após publicidade

Já as crianças de 5 a 11 anos que residem com familiares e que apresentam alto grau de imunossupressão – o familiar deverá apresentar laudo médico, dispondo de uma das seguintes doenças: imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa vivendo com HIV/Aids, uso de corticoides em dose ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune).

Demais documentos necessários:

Documentação das Crianças: CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação;

continua após publicidade

Documentação dos Pais ou responsável legal: Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), disponível no site oficial do município assinado pelos pais/responsáveis; e cópia (a ser retida) de documento de identificação com foto, dos pais/responsáveis.

Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor.