MAIS LIDAS
VER TODOS

Balanço de 2023

Arapongas soma quase 190 mil atendimentos em unidades 24h

Município tem dois Prontos Atendimentos 24h, sendo um deles com atendimentos exclusivos na pediatria

Da Redação

·
Média de atendimentos mensais chegou a 15,7 mil
Icone Camera Foto por Divulgação
Média de atendimentos mensais chegou a 15,7 mil
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2024, 16:47:55 Editado em 12.01.2024, 16:47:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feir (12) um balanço dos serviços prestados nas Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas do município durante todo o ano de 2023. Segundo os dados, somados os dois locais que prestam serviços ininterruptos em saúde - a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que incluiu também o Pronto Atendimento Infantil (PAI), no Jardim Caravelle, e o Pronto Atendimento 24h Alberto Esper Kallas/Humaniza, localizado na Vila Industrial - foram contabilizados 189.129 atendimentos, uma média de mais de 15.700 atendimentos mensais.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Placar da Vida: número de mortes no trânsito cai 43% em Arapongas

Ainda de acordo com o relatório, para estes serviços, a estrutura dispõe em média de sete a nove médicos (24h/dia), sendo dois deles para o atendimento exclusivo em urgências pediátricas. O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, avaliou o rendimento da prestação de serviços nesses locais que oferecem atendimentos médicos e de enfermagem continuadamente, de urgência e emergência, atendendo crianças e adultos, sob demanda espontânea.

continua após publicidade

“Diferente da maioria dos municípios do mesmo porte populacional, Arapongas se diferencia por ter dois Prontos Atendimentos 24h, sendo um deles com atendimentos exclusivos na pediatria. Esse acesso facilitado também gera algumas situações de sobrecarga no sistema em determinados períodos do ano por pacientes que procuram estes atendimentos, porém não estão em situação de urgência. Contudo, é uma gestão efetiva e que leva saúde aos que precisam”, analisou.

Ainda segundo Paludetto Jr, o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Além disso, o município conta com o suporte de três Prontos Atendimentos 18 Horas (Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis) e 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) – com total de 30 equipes compostas por médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar de serviços gerais (fixos). Das 30 equipes, são 18 equipes de saúde bucal, compostas por odontólogo e auxiliar de saúde bucal. Essa rede conta ainda com fisioterapeutas que atendem nas unidades; conforme escala pré-estabelecida.

RECURSOS

continua após publicidade

A Secretaria de Saúde explicou ainda que, mesmo que a UPA 24 Horas seja credenciada pelo Ministério da Saúde e receba recursos mensais, estes chegam a aproximadamente um terço dos recursos necessários e mais de R$ 1,7 milhão são investidos mensalmente com recursos próprios para a manutenção destes serviços. “Para 2024, o orçamento para a manutenção da rede de urgência está garantido e a qualidade nos serviços prestados continuará sendo prioridade”, garantiu o secretário.

RELEMBRE

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) - anexo à UPA e o Pronto Atendimento Alberto Esper Kallas/Humaniza foram inaugurados na primeira gestão do prefeito Sérgio Onofre e equipe, trazendo maior segurança e qualidade no atendimento infantil, bem como aproximando o acesso da população aos serviços de urgência 24h, principalmente na zona sul do município. Além disso, durante a pandemia da Covid-19 estes locais desempenharam papeis fundamentais nos atendimentos aos pacientes com a doença, pois muitos necessitaram de leitos de observação ou até mesmo permaneceram em respiradores aguardando liberação para internação de leitos hospitalares.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas soma quase 190 mil atendimentos em unidades 24h"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!