MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Arapongas soma 1.457 casos de dengue e aumenta ações de combate

A falta de aplicação do chamado 'fumacê' tem gerado questionamentos por parte da população

Da Redação

·
Um óbito foi confirmado até o momento
Icone Camera Foto por Divulgação
Um óbito foi confirmado até o momento
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2024, 11:13:19 Editado em 03.04.2024, 11:13:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta quarta-feira (3), o novo boletim epidemiológico da dengue - com dados de 24/03 a 30/03. Segundo os números, Arapongas apresenta 2.876 notificações, 1.457 casos confirmados da doença (sendo 1.382 casos autóctones e 75 importados), 17 em investigação, 1.402 negativos e um óbito.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Arapongas recebe novas edições das Feiras “Mulheres Empreendedoras”

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, afirma o aumento dos casos positivos, e com isso, a ampliação da efetividade nas ações de combate ao mosquito. “ Temos intensificado as forças-tarefas por toda a cidade. As ações estratégicas consistem nos mutirões de limpeza em pontos de abandono, fundos de vales, terrenos, além do monitoramento em pontos estratégicos, visitas domiciliares e atividades de educação em saúde”, garante.

continua após publicidade

Ainda conforme Pardini, o trabalho conjunto desenvolvido por meio da integração da Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria do Meio Ambiente já resultou na retirada de mais de 300 caminhos de lixo de diversos pontos críticos – de março até agora. “Uma força-tarefa coletiva da gestão municipal, mas é importante o envolvimento de toda a população. Cada um fazendo a sua parte”, reforça. A falta de aplicação do chamado “Fumacê” tem gerado questionamentos por parte da população. Pardini explica ainda o motivo da restrição do uso do inseticida.

“Segundo a 16ª Regional de Saúde, da qual Arapongas pertence, tem nos repassado a falta geral do inseticida. Isso prejudica as nossas ações de bloqueios. Contudo, enquanto não contamos com este método adicional de prevenção, precisamos ter as atitudes essenciais de contenção da dengue, com atitudes simples, mas eficazes. Não deixem parada, não deixem lixo acumulado, verifiquem os quintais e interiores das residências”, reforça Pardini.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

Dicas Importantes:

  • Mantenha a caixa-d’água fechada e limpa
  • Não deixe água acumulada nas lajes
  • Mantenha pneus em áreas cobertas até o descarte correto
  • Mantenha o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas
  • Lave os postes de água dos pets pelo menos duas vezes na semana
  • Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada

DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas soma 1.457 casos de dengue e aumenta ações de combate"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!