MAIS LIDAS
VER TODOS

Epidemia

Arapongas registra primeiro óbito por dengue em 2024

Morte foi confirmada pela prefeitura da cidade na noite desta quarta-feira (7); paciente de 64 anos possuía comorbidades

Da Redação

·
Esse é o primeiro óbito pela doença na cidade no atual período epidemiológico
Icone Camera Foto por Reprodução/Prefeitura Arapongas
Esse é o primeiro óbito pela doença na cidade no atual período epidemiológico
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 09:56:12 Editado em 08.02.2024, 10:07:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Arapongas confirmou na noite desta quarta-feira (7) a primeira morte por dengue na cidade em 2024. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de uma paciente de 64 anos que possuía comorbidades.

continua após publicidade

A morte é a primeira pela doença na cidade no atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano. Ainda segundo a secretaria de saúde, o óbito foi confirmado após uma reunião técnica entre a Vigilância Epidemiológica de Arapongas e a 16ª Regional de Saúde de Apucarana. No entanto, este primeiro óbito será contabilizado no próximo boletim epidemiológico.

LEIA MAIS - Traficantes presos em Arapongas usavam Cruze para entregar drogas

continua após publicidade

“Infelizmente registramos este óbito por dengue em Arapongas. O que gera um alerta ainda maior. Estamos realizando diversas ações para conter a evolução de casos da doença, através dos serviços estratégicos, por meio dos nossos agentes de combates às endemias, mas é fundamental que a população colabore e nos ajude nessa luta. Queremos evitar novos casos e óbitos pela doença”, disse o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.

As atividades para combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti incluem ações de bloqueios, fiscalizações, pulverização com UBV Costal, visitas domiciliares, monitoramentos e orientações. “Entre os trabalhos desenvolvidos pelos ACE’s estão a instalação e monitoramento das armadilhas chamadas "ovitrampas" , auxiliando na retirada de mais de 120 mil ovos do mosquito”, acrescento Paludetto Jr.

O boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, 07, apresentou: 1.010 notificações, 127 casos confirmados – 80 adquiridos dentro do município e 47 importados. Outros 13 em investigação, 870 casos negativos.

continua após publicidade

SINTOMAS – A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.

Você sabia?

continua após publicidade

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o Brasil pode atingir até 5 milhões de casos de dengue em 2024, isso se dá devido à combinação de fatores como o calor intenso e o grande volume de chuvas, ainda de acordo com informações o número de mortes também pode ser recorde esse ano.

DENUNCIE

Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas registra primeiro óbito por dengue em 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!