Arapongas registra morte de servidora municipal do setor da Saúde - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Covid-19

Arapongas registra morte de servidora municipal do setor da Saúde

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O município de Arapongas contabilizava 37 óbitos por Covid-19, segundo o boletim divulgado neste domingo, 02, pela Secretaria Municipal de Saúde. A 36ª morte é de uma servidora municipal do setor da Saúde. Marizenilda da Silva, 56 anos, atuava como agente comunitária de saúde (ACS) da UBS do Caic. Por pertencer ao grupo de risco, já estava afastada da função desde o dia 19 de março. Ela também lutava contra um câncer de mama, além de ter outras comorbidades. 

Em seu registro consta que a paciente realizou a coleta do exame no dia 24/07, com resultado positivo divulgado no dia 31/07.  Já registrado em boletim anterior, ela foi internada no dia 28/07 em leito de enfermaria, transferida para leito de UTI após piora do quadro, vindo a óbito no último 02/08. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, dos três filhos de Marizenilda, dois tiveram resultados positivos para Covid-19 e encontram-se isolados. Já a terceira filha aguarda resultado.

Segundo a Secretaria, cada morte é uma perda irreparável, especialmente para as famílias e os amigos das vítimas. Porém, a morte de uma servidora como Marizenilde sensibiliza os profissionais que atuam no setor e chama a atenção para a figura dos servidores da saúde. "Muitos deles estão da linha de frente de combate ao coronavírus e, embora conheçam como poucas pessoas os protocolos de saúde, também podem acabar se tornando vítimas da pandemia", afirma o secretário Moacir Paludetto Jr.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora 15 profissionais do setor já foram infectados e seguem em monitoramento. “Por isso, a Prefeitura de Arapongas enfatiza que cada cidadão e cidadã siga as recomendações em saúde, que reforcem para o uso adequado de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, se possível não sair de casa e, caso precise sair, seguindo sempre as orientações”, afirma.

Ele lamenta as mortes por Covid-19, em especial de Marizenilda, que por anos atuou em benefício das pessoas. “Toda morte nos entristece. Marizenilda era querida por todos. Ela já estava afastada por ser do grupo de risco e, mesmo assim, contraiu o vírus e não resistiu. Os filhos e demais parentes que tiveram contato estão sendo monitorados. Tudo isso nos entristece, porém devemos continuar na luta contra a Covid-19. E é essencial contarmos com a participação de cada um para diminuirmos o contágio”, afirma. 

A Saúde Municipal conta com cerca de 837 profissionais, onde mais de 700 estão em atuação direta nas questões da Covid-19. Os demais têm atuado indiretamente, sendo nos atendimentos que não necessariamente lidam com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Portal Coronavírus – O site da Prefeitura de Arapongas conta com um espaço exclusivo para as informações do Coronavírus. https://www.arapongas.pr.gov.br/coronavirus-boletim Nele é possível acompanhar diariamente a situação da Covid-19 no município, como boletim, notícias, decretos, plano de contingência, notificações e aplicações que estão sendo feitas no enfrentamento do coronavírus.

Deixe seu comentário sobre: "Arapongas registra morte de servidora municipal do setor da Saúde"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.