MAIS LIDAS
VER TODOS

LEVANTAMENTO

Arapongas registra 32 casos de dengue e saúde alerta para os cuidados

Com foco na prevenção e combate, o município reforça para as medidas necessárias

Da Redação

·
o relatório é de 05 a 11 de março
Icone Camera Foto por Reprodução
o relatório é de 05 a 11 de março
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2023, 10:41:05 Editado em 15.03.2023, 10:41:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo a atualização do Controle de Endemias, Arapongas registra 32 casos positivos de dengue – o relatório é de 05 a 11 de março. Ainda constam: 1.153 notificações; sete em investigação; 1.114 negativos e nenhum óbito. Com foco na prevenção e combate, o município reforça para as medidas necessárias.

continua após publicidade

“ Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite também a chikungunya e zica.Todo o trabalho dos agentes de combate às endemias depende também da atuação de cada cidadão. É preciso estar atento, eliminar focos de água parada, manter a limpeza dos quintais e interiores das residências, comércios e empresas. O combate ao mosquito deve ser contínuo”, diz o coordenador, Valdecir Pardini. Medidas educativas, instalação de ovimtrampas - espécie de armadilha para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti, visitas domiciliares e estratégicas também integram as ações contra o mosquito.

Fiscalização

Neste sentido, a Prefeitura de Arapongas, através de uma ação integrada entre a Secretaria Saúde, Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), Guarda Municipal - através da Guarda Ambiental - e Codar, realizou na semana passada, um mutirão de limpeza em uma residência localizada na Vila Bernardes. Um grande acúmulo de lixo e entulhos foi removido de todo o quintal e também de dentro da residência. Conforme a última atualização do Controle de Endemias, resta concluir a limpeza final da área externa; que contará com o auxílio de maquinários específicos. “ A chuva dificultou a continuidade dos serviços. Vamos retomar assim que for possível. Até agora, 21 caminhões de lixo foram retirados e encaminhados ao aterro”, falou Pardini.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Casa passa a acolher mulheres vítimas de violência em Arapongas

Denúncias

Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Esses casos e demais situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

Paraná

De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira (14), o Paraná atingiu 6.851 casos de dengue, distribuídos por 253 municípios. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.O informe desta terça registra 1.284 novos casos no Paraná e contabiliza 14.738 em investigação, além de 63.596 notificações. O documento não traz novos óbitos, mantendo seis mortes por dengue no Estado.

continua após publicidade

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais três casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal há 38 confirmações, sendo 23 casos importados, 13 autóctones e dois ainda em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram em Pato Branco, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Umuarama.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 42 notificações, sendo que nove estão em investigação.

CUIDADOS

Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

SINTOMAS

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas registra 32 casos de dengue e saúde alerta para os cuidados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!