Arapongas

Arapongas registra 312 casos de dengue, diz Sesa

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas registra 312 casos de dengue, diz Sesa
Arapongas registra 312 casos de dengue, diz Sesa

O Controle de Endemias de Arapongas divulgou nesta terça-feira, 12, o novo informe epidemiológico. Conforme os dados, o município registra 1.050 notificações, sendo 312 casos positivos para dengue (324 autóctones e 78 importados), 481 casos negativos e 257 em investigação. Mantendo estado de alerta. “ Diferente de outras cidades da região, estamos em estado de alerta. Para o município entrar em estado de epidemia da dengue temos que obter 363 casos positivos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Por isso, não podemos cessar nossas ações, que contam inclusive com a cooperação de cada morador”, afirmou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

continua após publicidade

Medidas de combate - Não deixar água parada, manter as lixeiras tampadas e protegidas das chuvas, fazer a troca constante de água das vasilhas dos animais, manter os pratinhos de vasos de plantas sempre limpos e com areia até a borda, verificar e limpar o coletar de água da geladeira ou ar condicionado, limpeza dos vasos sanitários, embalar bem as garrafas para descarte nas lixeiras, limpeza das calhas, descartar corretamente entulho e lixo, guardar os pneus em local coberto ou fazer furos para não acumular água, entre outros.

No Paraná - O boletim semanal da dengue aponta 167.707 mil casos confirmados da doença no Estado, com 10.289 casos a mais que a publicação anterior, que trazia 157.418 mil confirmações.

continua após publicidade

O informe publicado nesta terça-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Paraná também confirma dez óbitos por dengue. As mortes ocorreram entre os meses de fevereiro e abril e estavam em processo de investigação. 

228 municípios estão em situação de epidemia; entraram para esta relação as cidades de Apucarana, Congoinhas, Planalto, Jundiaí do Sul e Foz do Jordão. Todos apresentam taxa de incidência proporcional acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Curva de redução - Apesar do número expressivo de casos, a curva epidemiológica da dengue começa a mostrar tendência de queda. De acordo com análise das quatro últimas semanas (semanas epidemiológicas 16 a 19), essa tendência de queda pode ser avaliada em pelo menos 167 municípios. 

FONTE: SESA

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #Dengue #SAÚDE