Arapongas

Arapongas registra 20 casos confirmados de dengue

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas registra 20 casos confirmados de dengue
fonte: Reprodução
Arapongas registra 20 casos confirmados de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta terça-feira, 20, a atualização do Informe Epidemiológico – do dia 11/04 17/04. Os dados mostram os registros de 333 notificações; 20 casos confirmados de dengue, (sendo quatro adquiridos dentro do município, e 16 importados); 45 em investigação e 268 resultados negativos. Na semana anterior, foram: 315 notificações; 16 casos confirmados; 40 em investigação e 259 negativos. “ Tivemos um aumento nos casos confirmados para dengue. Por isso, os cuidados devem continuar. Tanto no trabalho ativo das nossas equipes de casa em casa, e também nos pontos estratégicos, e também por parte da população. Juntos no combate ao aedes aegypti”, frisa o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

continua após publicidade

Pardini salientou ainda que diferente de outros municípios, Arapongas não registra nenhum caso de chikungunya - doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e zika vírus. “ Segundo o Informe, o Paraná tem hoje 193 notificações para a chikungunya e 29 casos confirmados. Aqui em Arapongas, felizmente, não temos nenhum caso, por isso, vale a pena redobrar a atenção, para que não cheguem esses casos aqui”, complementa. Características – A chikungunya causa febre e dores nas articulações. Outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea.

PARANÁ

continua após publicidade

O Informe publicado hoje (20) pela Secretaria Estadual da Saúde registra 1.289 novos casos confirmados da dengue no Paraná. O período epidemiológico, com início de agosto de 2020, soma 9.909 casos distribuídos em 247 municípios.

As 22 Regionais de Saúde têm confirmações de dengue; em 20 Regionais estão confirmados casos autóctones, ou seja, as pessoas se contaminaram no município de residência. O Paraná totaliza 8.741 casos autóctones.

O Informe registra ainda 55.198 notificações para a dengue no estado, em 354 municípios. Outros 10.856 casos seguem em investigação para a doença.