MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Arapongas reforça trabalho de combate à dengue; saiba como agir

O município tem intensificado os chamados bloqueios, que identificam focos do mosquito nas localidades com notificações de dengue

Da Redação

·
Os agentes visitam casa por casa
Icone Camera Foto por Prefeitura de Arapongas
Os agentes visitam casa por casa
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2024, 12:46:04 Editado em 17.01.2024, 12:46:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem reforçado as ações de combate à dengue e busca ampliar a conscientização com a comunidade nos cuidados que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue, zica e chikungunya.

continua após publicidade

Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, o município tem intensificado os chamados bloqueios – que identificam focos do mosquito nas localidades com notificações de dengue, num raio de nove quarteirões. Com isso, os agentes visitam casa por casa, verificando se há focos, e depois, realizam a pulverização de UBV costal.

“São bloqueios feitos em tempo hábil. Temos registrado notificações em diferentes bairros, por isso é necessário agir com rapidez. Outros municípios próximos estão com altos registros de dengue. Temos que redobrar a atenção e pedimos a colaboração de todos”, falou Pardini.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Arapongas recebe 3ª edição da Feira das Mulheres Empreendedoras

Alerta:

Ainda conforme o coordenador, o Controle de Endemias tem constatado boa parte dos focos da dengue nas calhas das residências. “Reiteramos que a população também faça uma inspeção minuciosa, nas calhas, vasos de plantas, pote de água dos animais e outros recipientes que possam acumular água. Este é um momento de pico do mosquito, se não unirmos esforços agora a tendência é termos números mais alarmantes ainda”, orienta.

continua após publicidade

No ano passado, o departamento também investiu na instalação das chamadas ovitrampas para a captura de ovos do Aedes aegypti, em diversos bairros de Arapongas. Elas funcionam como uma espécie de armadilha para o mosquito, simulando um ambiente ideal para a procriação do Aedes aegypti, através de pequenos baldes com palhetas de eucatex, água e larvicida biológica, onde as fêmeas dos insetos depositam os seus ovos. “Foi uma maneira rápida e eficiente para obter a quantidade de mosquitos da região e, acelerar as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva”, acrescentou Pardini. Dados –

Nesta quarta-feira (17), o Informe Epidemiológico de Arapongas apresentou 687 notificações, sendo 31 casos confirmados, seis casos em investigação, 650 negativos e nenhum óbito.

Sintomas:

continua após publicidade

A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.

Denúncias:

continua após publicidade

Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias de Arapongas orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Dicas importantes:

continua após publicidade

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

continua após publicidade

4 - Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 - Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas reforça trabalho de combate à dengue; saiba como agir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!