MAIS LIDAS
VER TODOS

Na Movelpar

Arapongas recebe deputados em 1ª Assembleia Itinerante de 2024; veja

Parlamentares estão na cidade nesta quarta-feira (31) para ouvir sugestões e também para prestar homenagens a lideranças e empresários da região

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 18:40:57 Editado em 31.01.2024, 20:05:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza na noite desta quarta-feira (31), em Arapongas, a primeira edição de 2024 do projeto Assembleia Itinerante, criado pela Mesa Diretora para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado. A sessão foi instalada no Centro de Eventos Expoara por volta das 18h30, onde está sendo promovida a Movelpar Home Show 2024, uma das principais feiras do Paraná e do País no setor moveleiro. Veja o vídeo abaixo

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Colégios agrícolas do PR vão receber 23 drones durante o Show Rural

Além da presença dos deputados estaduais, também participam do evento prefeitos, vereadores, lideranças políticas dos municípios da região e representantes da sociedade civil.

continua após publicidade

Durante a realização do encontro, os deputados estaduais vão ouvir as reivindicações da sociedade civil e também prestar homenagens especiais com a entrega de menção honrosa a várias personalidades do município e da região, que se destacam em diferentes áreas. As homenagens foram coordenadas pelos deputados estaduais Pedro Paulo Bazana (PSD), Arilson Chiorato (PT); Alexandre Curi (PSD), Alexandre Amaro (PR), Cloara Pinheiro (PSD), Delegado Jacovós (PL), Ricardo Arruda (PL), Tercílio Turini (PSD) e Tiago Amaral (PSD).

Antes da sessão, deputados receberam no estande da Assembleia Legislativa representantes do setor moveleiro, de entidades de classe e membros da sociedade civil organizada, que apresentaram propostas de projetos aos parlamentares.

O deputado Alexandre Curi, primeiro secretário da Assembleia, afirmou que o objetivo da sessão itinerante é aproximar a Casa da população. "É permitir que a população, aquele cidadão que muitas vezes não tem condições de ir até Curitiba, na sede do poder Legislativo, possa conversar com o seu deputado estadual, possa trazer a sua demanda, a sua sugestão", afirma o parlamentar, que comanda a sessão em substituição ao presidente Ademar Traiano (PSD).

continua após publicidade

Segundo ele, o projeto Assembleia Itinerante recebeu mais de 3 mil sugestões em 2023. "É uma honra muito grande estar aqui na cidade de Arapongas, dentro da Movelpar. O prefeito Sérgio Onofre nos fez o convite. E o principal objetivo é poder ouvir a população de Arapongas, de toda a região. Quais são as principais demandas da região? Quais são as soluções? Quais são as obras importantes da infraestrutura que têm que acontecer aqui na região?", disse.

Para o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), este projeto da Assembleia Legislativa possibilita discutir os problemas do município com os parlamentares. “Quando essa grande estrutura vem para o interior, ao encontro da população e das suas reivindicações, sem dúvida isso representa um grande avanço, pois a Assembleia e seus integrantes demonstram que estão ao lado do povo do Paraná, não apenas no discurso, mas na prática, de forma real e concreta, como a população precisa e merece”, comenta.

Mesma opinião tem o deputado estadual Pedro Paulo Bazana. Segundo ele, “este programa é importante para auxiliar o Poder Legislativo a estar mais próximo da população, conhecer de perto as demandas da comunidade e, desta forma, melhorar a vida dos paranaenses, em todas as regiões”.

continua após publicidade

A Assembleia Itinerante encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantado pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.

continua após publicidade

Homenageados

Os deputados Alexandre Curi (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD) prestaram reconhecimento ao setor moveleiro, que impulsionou o desenvolvimento da região e é responsável pela geração de empregos na região. Receberam menção honrosa as empresas Araplac Móveis, com 48 anos de história e cerca de 450 colaboradores (representada por Edgar Gomedi); Colibri Móveis, fundada há 33 anos e com presença internacional (representada por José Lopes Aquino); Demóbile, com cerca de 950 colaborares e que chega a exportar móveis para 40 países (representada por Marcio André Olive Martinez); DJ Móveis, cujos produtos estão presentes em todos os estados brasileiros e em mais de 60 países (representada por Devanil Maróstica); Estofados Gralha Azul, com 34 anos de história e 1.200 colaboradores (representada por Emerson Afonso Braga); Estofados Molufan, fundada em 1994 (representada por José Carlos Mourales Moura); Grupo Simbal, fundado em 1968 e presente em todo mercado nacional e na América do Sul (representado por Osmar Milani); H.B. Móveis, que possui 150 funcionários e exporta para 30 países (representada por Luiz Antônio Bortolloti).

Foram homenageadas ainda a Mempra Indústria de Móveis, há 50 anos sendo referência em sofás e poltronas de couro no Brasil e em diversos países (representada por Marlon Henrique dos Santos); Moval Móveis, que atua no mercado há 57 anos e exporta para mais de 30 países (representada por Núria Maria Batista e Oliveira e Matheus Vidoti e Oliveira); Moveis Albatroz, que começou como uma metalúrgica e, em 1986, expandiu para a fabricação de móveis para dormitório atendendo o mercado nacional e internacional (representada por Gilberto Palodeto); Móveis Poquema, que conta com um quadro de 177 colaboradores, produzindo cozinhas e roupeiros para atender todo mercado nacional e mais 18 países (representada por Nelson Poliseli); Nicioli, com mais de 62 anos de tradição em móveis para cozinha (representada por Sebastião Palhari); Poliman Indústria e Comércio de Móveis, com atuação em todo o Brasil e em 11 países (representada por Ana Paula Manfrin); Somopar, empresa de estofados com três fábricas em Arapongas e uma em Pernambuco e 600 funcionários (representada por Euclides Antônio Rufato).

continua após publicidade

O deputado Alexander Amaro (REP) escolheu homenagear a Granja Peru, fundada em 1975 (representada por Jaqueline Campide); o Pet Shop Estética Coelho (representado por Cleberson Coelho de Souza Furtunato). Para completar, o Projeto Regate, comandado por Emerson Meneguelli Nascimento Fagundes e sua família, que atua no atendimento aos moradores do Jardim San Raphael.

O deputado Arilson Chiorato (PT) prestou homenagem a José Cristiano Ribeiro dos Santos, que há 50 anos atua na área de saneamento; a pedagoga Jurnadel Costa Sousa Ferreira; a Luís Katsutoshi Hirose, considerado um embaixador do esporte em Apucarana; a pedagoga Maria Aparecida Barreto Honorato, que atua no atendimento a crianças com TEA; e a Massake Makiyama, referência na área da fruticultura.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD) homenageou o médico Romeu Bessa; o advogado e atual presidente da Apae de Arapongas, Luiz Antonio Sartório; o empresário, diretor do Sindicato do Comércio Atacadista e diretor da Fecomércio, Paulo Hermínio Pennacchi; a Ótica e Joalheria Sino de Ouro, com 40 anos de atuação (representada por José Netto Squilino e Maria Lúcia Tisiani Squilino); o sócio e diretor comercial do Grupo Verona, Wilson Sanches.

continua após publicidade

O deputado Cobra Repórter (PSD) homenageou a Comunidade Sagrada Família (representada por Vera Membrive); o doutor Roberto Frederico Koch; a JS Indústrias e Comércio de Móveis, representada por Valéria Martins Sassa; a Matrix Indústria e Comércio de Móveis, representada por Erika Zanin Rufato; e o Projeto Crescer, da Casa do Bom Menino de Arapongas, que desde 1977 atua no acolhimento de crianças e adolescentes desamparados ou vítimas de maus-tratos (representado por Paulo Hermínio Pennacchi e Andressa de Oliveira Fante Reis).

O deputado Delegado Jacovós (PL) homenageou o cabelereiro Anderson Rompinelli, o empresário João Anselmo Nicastro, o advogado Oduwaldo Calixto e o pastor Roberto Braz do Nascimento. Já o deputado Requião Filho (PT) celebrou a trajetória da professora Fernanda Cristina Bassetto Monteiro.

O deputado Ricardo Arruda (PL) lembrou a tradição da Churrascaria Herança, representada por Arnildo Jacoboski. Também homenageou o guarda municipal Flaudio Alves de Freitas, e Olavo Vaz de Souza, da empresa Somopar. In memorian, o deputado celebrou a história do economista e empreendedor Vani Linham. O título foi recebido pela esposa, Maria Helena.

O deputado Tercílio Turini (PSD) homenageou a Associação das Damas de Caridades, representada pela presidente, Maria Selma dos Santos; o empresário Irineu Antônio Borrasca; o empresário e fundador da Expoara, João Sequeira; a empresária Marlene Trovo; e a professora Rosemeire Alves Porfirio.

O deputado Tiago Amaral (PSD) celebrou a história do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; do empresário e atual presidente da Abimovel, Irineu Munhoz; do empreendedor Márcio André Olive Martinez; do delegado Maurício de Oliveira Camargo; e do empresário e gestor Wesley Tisiani Squilino.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas recebe deputados em 1ª Assembleia Itinerante de 2024; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!