MAIS LIDAS
VER TODOS

VÍDEO

"Arapongas quer contorno antes de novo pedágio", diz procurador

Rafael Cita fala sobre a “briga” que se estende na justiça há anos pela obra que deveria ter sido construída pela concessionária Viapar

Da Redação

·
Procurador Jurídico do município de Arapongas Rafael Cita
Icone Camera Foto por TNOnline
Procurador Jurídico do município de Arapongas Rafael Cita
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2023, 14:43:13 Editado em 10.08.2023, 11:11:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em entrevista ao TNOnline nesta quarta-feira (9), o procurador jurídico do município de Arapongas, Rafael Cita, garantiu que a administração está preparada para buscar na Justiça a limitação da instalação de uma nova praça de pedágio na cidade, caso o imbróglio da construção do contorno, que já deveria ter sido entregue pela Viapar, antiga concessionária responsável pelo trecho da BR 369 no município, não seja solucionado. (Veja o vídeo abaixo).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Paraná privatiza Copel por R$ 52 bilhões

O Contorno de Arapongas é a mais importante obra que deveria ter sido entregue pela concessionária até o fim do contrato e que, até hoje, não saiu do papel.

continua após publicidade

“Acabou a concessão e ficaram essas obrigações contratuais. Essa ‘briga’ judicial está na 1ª Vara Federal de Curitiba. Temos ido bastante para lá, falamos com juiz, falamos com a procuradora responsável pelo caso, e a última reunião que tivemos foi com a equipe do DER e do Governo do Estado. Desde que o Sergio (Onofre) assumiu a prefeitura, já são mais de 40 reuniões realizadas para tratar do tema. O que estamos tentando é obrigar a Viapar a realizar a obra, o que a empresa nitidamente não quer fazer”, diz o Procurador Jurídico.

Atualmente o processo está suspenso por 30 dias e, em 15 dias, a suspensão deve acabar. “Vamos tentar que o Estado deposite os valores que faltam para desapropriar as áreas. Assim que o juiz der a posse, a Viapar não terá mais argumentos. Nossa próxima tentativa vai ser essa. Vamos brigar bastante juridicamente para que não saia a nova concessão de pedágio, enquanto não resolver essa questão”, enfatizou Cita.

Sobre o novo modelo de pedágio, Cita afirma que ainda não está tudo muito claro, porque os editais ainda não foram expedidos. Arapongas está incluída em um dos lotes que receberão as novas praças de pedágio, e o município não tem o poder para impedir que isso aconteça, já que a praça é instalada em uma rodovia federal (BR-369), mas, mesmo não tendo poder para limitar a instalação da nova praça, ele afirma que o município fará o possível, por meios jurídicos, por determinação do prefeito Sergio Onofre, para que o novo lote não seja licitado, enquanto não resolver a questão pendente do desvio.

continua após publicidade

“Não sei se vamos ter sucesso, mas vamos lutar bastante para isso. O município está empenhado a não discutir um novo modelo de pedágio sem antes cumprir o que o outro deixou. É lamentável estar nesse ponto, é uma obra de R$ 160 milhões de reais, que já foi paga pela população e já tinha que ter saído do papel há muitos anos”, concluiu o Procurador.

Novos Projetos

Durante a entrevista, Rafael Cita falou a respeito de uma mudança que deve acontecer a partir do dia 1º de setembro: ele deixa a Procuradoria Jurídica de Arapongas para assumir a secretaria de Governo do município. Segundo ele, a mudança trará mais liberdade para que ele trabalhe também com outros projetos, ligados a área social, onde ele já tem atuado, como o projeto da CNH Cidadã e a Defensoria Pública Municipal.

continua após publicidade

Confira a entrevista completa no vídeo:

tnonline

Por Aline Andrade

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: ""Arapongas quer contorno antes de novo pedágio", diz procurador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!