Arapongas

Arapongas inicia aplicação da quarta dose contra a Covid-19

Conforma orientações da Sesa, inicia-se a nova etapa de imunização com a aplicação da 4ª dose nos imunossuprimidos acima dos 18 anos

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas inicia aplicação da quarta dose contra a Covid-19
fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

A Prefeitura de Arapongas, inicia nesta quinta-feira (03), conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, a nova etapa de imunização contra a Covid-19 com a aplicação da 4ª dose nos imunossuprimidos acima dos 18 anos.

continua após publicidade

Ou seja, a população contará com o esquema com duas doses + dose adicional + dose de reforço. A administração das vacinas em imunocomprometidos seguirá as recomendações da Sesa, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV).

De acordo com a Prefeitura de Arapongas, para a aplicação da 4ª dose é necessário um intervalo de oito semanas entre a primeira, a segunda e a dose adicional. Após a conclusão do esquema inicial, deve existir um espaço de tempo de quatro meses para a nova dose de reforço (4ª dose).

continua após publicidade

Para os pacientes imunossuprimidos de 12 a 17 anos – será feita a aplicação da terceira dose, sendo o cronograma após 8 semanas da 2ª dose (D2).

A aplicação da 4ª dose nos imunossuprimidos será realizada nos três Pronto Atendimentos 18 Horas, no Conjunto Flamingos, na Zona Sul e no Jardim Petrópolis, das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, os atendimentos serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas , localizado na Rua Atingau, ao lado da UPA 24Horas, das19h às 23h.

Está disponível no site da Prefeitura de Arapongas, o Formulário de Atendimento aos Critérios de Imunossuprimidos – 3ª e 4ª dose, a ser preenchido pelo médico que realiza o acompanhamento do paciente, que pode ser acessado através do link.

continua após publicidade

Este comprovante deverá ser apresentado no momento da vacinação, juntamente com os demais documentos (Cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência).

Grupos: Pessoas acima dos 12 anos, com alto grau de imunossupressão: I - Imunodeficiência primária grave. II - Quimioterapia para câncer. III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras. IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 IV < 200 celmm³. V- Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune. VII - Pacientes em hemodiálise. VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #COVID-19 #VACINAÇÃO