Arapongas

Arapongas é destaque durante Prêmio Cidades Excelentes

Cidade foi finalista nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Arapongas é destaque durante Prêmio Cidades Excelentes
fonte: Prefeitura de Arapongas
Arapongas é destaque durante Prêmio Cidades Excelentes

Arapongas foi finalista em duas importantes categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila. A cidade foi finalista nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado nesta quinta-feira (21), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

continua após publicidade

O vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani, representou o prefeito Sérgio Onofre na solenidade de entrega do prêmio. 

“Nós concorremos na faixa dos municípios com mais de 100 mil habitantes e nas duas categorias a cidade vencedora foi Maringá. É um critério meio questionável, pois Maringá tem mais de 430 mil habitantes, mas o fato de Arapongas ter sido finalista nessas duas categorias mostra que o potencial econômico do município e os investimentos pesados da prefeitura em infraestrutura e mobilidade urbana estão projetando Arapongas no Paraná e no Brasil”, avalia Milani.

continua após publicidade

A 1ª edição do evento reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. O secretário estadual de Educação, Renato Feder, representou o governador Ratinho Júnior no evento.

AVALIAÇÃO– Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.

“Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.

continua após publicidade

Na categoria de infraestrutura, por exemplo, foram avaliados a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante. Já o desenvolvimento econômico leva em conta o PIB per capita, o índice GINI e a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros. O prefeito Sérgio Onofre disse que Arapongas tende a se destacar ainda mais nas próximas edições.

“No primeiro mandato, tivemos que correr atrás de coisas básicas, como a reforma e equipamentos das escolas e unidades básicas de saúde, infraestrutura e mobilidade urbana. É neste novo mandato que estamos iniciando o trabalho de projetar Arapongas para o futuro”, garante o prefeito.