MAIS LIDAS
VER TODOS

esclarecimento

Arapongas é autorizada a cobrar taxa de utilização do Cemitério Parque

Prefeitura esclarece que projeto enviado à Câmara nada tem a ver com o Cemitério Municipal

Da Redação

·
Cemitério Parque em Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Cemitério Parque em Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2023, 21:53:16 Editado em 06.12.2023, 21:53:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Através do Projeto de Lei Complementar 01/2023, de autoria do Poder Executivo, a Prefeitura de Arapongas fica autorizada a cobrar a Taxa de Serviços Diversos pela utilização do Cemitério Parque Municipal (antigo Jardim das Acácias). Como várias pessoas confundiram o Cemitério Municipal com o Cemitério Parque, localizado na saída para Sabáudia, o assunto foi tema de discussões pelas redes sociais.

continua após publicidade

No início de agosto passado, o prefeito Sérgio Onofre formalizou o termo de desapropriação amigável do imóvel e de todas as instalações do Cemitério Parque Jardim das Acácias, uma vez que praticamente não há mais espaço para sepultamentos no Cemitério Municipal. Através do documento, o Município tomou posse da área, passando a administrá-la. A iniciativa foi conduzida por meio da Procuradoria Jurídica do município e pela Secretaria do Meio Ambiente. “Essa foi uma luta de anos da atual gestão e finalmente conseguimos toda a formalização legal. Serão respeitados todos os contratos com as pessoas que já adquiriram espaço no Acácias. A Prefeitura vai gerenciar todos os serviços e, assim que estiver estabilizado administrativamente, vai passar a comercializar novas áreas para sepultamento”, explicou na época o secretário municipal do Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel.

-LEIA MAIS: Centro de Detenção Provisória de Arapongas ganha data para inauguração

continua após publicidade

No entanto, é preciso esclarecer à população que o projeto enviado à Câmara nada tem a ver com o Cemitério Municipal. Trata-se apenas do Cemitério Parque, para o qual a taxa já existe, sendo o valor anual de R$ 1.320,00. Pelo projeto, a taxa será reduzida para R$ 600,00 e as pessoas comprovadamente de baixa renda, que não tiverem condições de arcar com esse valor, não precisarão pagar. Embora no Cemitério Parque não haja manutenção de túmulo pela família (o sepultamento é no campo), são necessários serviços de roçagem, vigilância, manutenção e limpeza da capela etc. Daí a necessidade de criação da taxa para que o município não seja obrigado a arcar com mais essa despesa. Além disso, a Procuradoria Jurídica informa que a taxa de manutenção só será cobrada sobre túmulos ocupados e não pelo mero fato de a família ter uma área no local.Prefeitura informa sobre necessidade de criação da taxa para utilização do Cemitério Parque

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas é autorizada a cobrar taxa de utilização do Cemitério Parque"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!