MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Arapongas controla dengue com ações em conjunto, afirma prefeito

Ao lado de Apucarana, com 2,7 mil casos, Arapongas soma apenas 47 registros da doença

Da Redação

·
Município soma 47 casos da doença
Icone Camera Foto por tnonline
Município soma 47 casos da doença
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2024, 14:47:46 Editado em 25.01.2024, 16:29:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A prefeitura de Arapongas, no norte do Paraná, aposta no trabalho em conjunto para combater a dengue. Embora seja o segundo mais populoso da região, com quase 120 mil habitantes, o município soma apenas 47 casos da doença, enquanto Apucarana, que fica a 20 quilômetros de distância, ultrapassou 2,7 mil registros.

continua após publicidade

Para o prefeito Sérgio Onofre, o baixo índice é resultado de um trabalho envolvendo todas as secretarias municipais junto com a conscientização da população. "O segredo é muito trabalho. Nossos agentes trabalham incansavelmente. É uma equipe que acompanha não somente durante o período mais perigoso, mas há tempos, todos os dias". afirma.

- LEIA MAIS: Boletim Epidemiológico: Arapongas tem 47 casos positivos de dengue

continua após publicidade

As ações são realizadas durante todo o ano, mas no verão - que costuma ser a época mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por conta do calor e das chuvas - outros atores entram em campo no combate à doença. "No período mais crítico as outras secretarias entram. Por exemplo, os funcionários da secretaria de obras andam o dia todo na cidade e são orientados a combater dengue, limpando terrenos, tirando água empossada, fazendo trabalho de combate. O mesmo ocorre com a Secretaria do Meio Ambiente e as demais pastas", explica.

Arapongas controla dengue com ações em conjunto, afirma prefeito
Icone Camera Foto por tnonline

O trabalho integrado ocorre em consonância com a conscientização da população, que também deve colaborar. Neste sábado (27), a prefeitura realiza um "Pit Stop" na Praça da Igreja Matriz (esquina da Avenida Arapongas com a rua Drongo – Centro) com distribuição de panfletos e diversas orientações sobre prevenção, vigilância e medidas de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti - transmissor da dengue.

continua após publicidade

"A dengue pode ser combatida todos os dias com ações simples, mas eficazes para a eliminação do criadouro e, consequentemente, na proliferação do mosquito”, alerta o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que Arapongas registrou 761 notificações, 47 casos confirmados da doença (sendo 27 autóctones e 20 importados), 07 em investigação, 707 casos negativos e nenhum óbito. “Novas confirmações da doença estão chegando. Teremos um boletim atualizado no fechamento da semana”, explicou Pardini.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas controla dengue com ações em conjunto, afirma prefeito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!